As redes sociais foram inundadas, há algumas semanas, por fotos em que mulheres se viam com características de homens e vice-versa. A transformação foi proporcionada por um aplicativo que já havia feito sucesso no Brasil no ano passado: o FaceApp.
Em 2019 a moda era alterar fotografias para ficar com a aparência mais velha — e também vimos uma enxurrada de exemplos pela internet.
Aplicativos como esse são cada vez mais comuns e mesmo crianças e jovens acabam embarcando nas brincadeiras, muitas vezes sem refletir.
E o que tudo isso tem a ver com o universo escolar? Por que falar desse assunto neste espaço de reflexão sobre educação midiática?
Assim como diversos outros aplicativos que acabam sendo usados por crianças e adolescentes, o FaceApp acessa dados de seus usuários. As explicações sobre o que é acessado e onde mais essas informações podem parar fazem parte de um documento chamado Política de Privacidade.
Sabemos que os jovens, cada vez mais, acessam e utilizam aplicativos com os mais diferentes propósitos: conectar-se com os amigos, ouvir músicas, assistir filmes e séries, jogar… Por que não entender como funcionam, como ganham dinheiro e que tipo de relação constroem com os usuários?
Ter contato com o tipo de linguagem presente nas políticas de privacidade faz parte de um conceito ampliado de alfabetização, necessário frente a tantos formatos de mídias e mensagens presentes no nosso dia a dia. Por isso, é uma missão que pode (e deve) ser abraçada pela escola.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já se preocupa em conectar os alunos às linguagens da “vida real”. Está previsto, por exemplo, o desenvolvimento de habilidades para entender, analisar e mesmo criar textos normativos, jurídicos e de divulgação científica, entre outros.
Nosso convite é para que a escola também pense em oportunidades para que as crianças e os jovens construam uma atitude mais crítica e questionadora em relação ao uso de nossos dados pessoais.
No caso do FaceApp, por exemplo, especialistas chamam a atenção para o fato de a política de privacidade deixar dúvidas sobre o paradeiro das informações pessoais que são acessadas. O aplicativo cita que elas podem ser divididas com parceiros de publicidade, redes sociais de terceiros e mesmo consultores profissionais, como advogados e agentes bancários) “quando necessário no curso dos serviços profissionais que eles nos prestam”.
Refletir sobre essas linguagens, aprimorar a leitura das entrelinhas e mesmo inferir o que não está presente no texto de uma política de privacidade abre espaço para um uso mais seguro, responsável e ético do que a tecnologia tem a nos oferecer.
Texto escrito por Daniela Machado, coordenadora do EducaMídia, programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta. O Instituto Palavra Aberta colabora voluntariamente com o Instituo GRPCOM no Blog Educação e Mídia.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS