Amanhã, 2 de fevereiro, é o último dia da Bett Powering Learning. Realizada em Londres (Inglaterra), a feira na área de tecnologia educacional, que começou dia 30 de janeiro, reúne empresas e profissionais da educação, professores, diretores e mantenedores de escolas de todos os continentes. São mais de 700 expositores de 20 diferentes nacionalidades na 29ª edição, que espera receber aproximadamente 40 mil visitantes até o final do evento.
O grande diferencial da feira, considerada por muitos como a maior e a melhor do mundo na área de tecnologia educacional, é a quantidade e a qualidade das novidades para a educação. São tantas inovações que fica até difícil escolher qual o primeiro expositor a visitar.
Muitos brasileiros embarcaram para a Inglaterra buscando informações e inspiração para transformar cada vez mais a aprendizagem em suas escolas. É o caso de Hozana Cavalcanti Meirelles, gerente de Educação Básica do SESI/RJ, que pela segunda vez marca presença neste evento. Para a educadora, é preciso que os recursos tecnológicos sejam usados a favor dos alunos. “Não adianta investir neste diferencial se o professor não está preparado. Além de saber o que a tecnologia oferece é preciso ter ciência de como ela pode ser útil em sala de aula. Por isso, a capacitação é fundamental”. Hozana contou, em um bate-papo que tivemos recentemente, que o SESI e o SENAI do estado fluminense colocaram em prática um programa que conecta diferentes recursos, desde a lousa digital, a rede social até games. Mas para esta iniciativa dar certo, os professores das instituições passaram por uma preparação. “Depois da capacitação, que ocorreu de março a dezembro do ano passado, a interação entre professor e aluno mudou completamente. As crianças também utilizam os recursos. Assim, tudo fica extensivo ao aluno e a aulas ficam muito mais interessantes”.
Empresas como o Google e a Microsoft também estão na Bett 2013, levando ao público muito além dos seus produtos e serviços, mas também discussões sobre o uso da tecnologia a favor da educação. Na programação do Google, os visitantes podem participar de debates como “Aprender na Web”, “Usando o Youtube para inspirar a escrever”, “Explorar o uso do Google em Escolas Primárias”, “Usando as Ferramentas do Google para promover a Alfabetização” e muito mais. Já a Microsoft levou para a Bett palestras que têm como base a temática “Nova Era para a Aprendizagem Digital”, com assuntos como “Cabeça na Nuvem, pés no chão”, “Dicas para abraçar a nuvem em sala de aula”, “Uso de dispositivos para capacitar os alunos”, entre outras.
Patrícia Melo é jornalista desde 2001 e há oito anos atua em benefício da Educação por meio da Comunicação. Hoje, também é empreendedora, com a Presença – Comunicação Educacional, que tem como objetivo a produção de textos, entrevistas, reportagens e projetos comunicacionais direcionados especialmente ao universo educacional. Dessa forma, contribui para um diálogo mais consistente e criativo entre a Escola e a Família.
>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Brasil cai em ranking global de competitividade no primeiro ano de Lula
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS