Compartilhamento, mobilidade, interatividade são, mais que tendências, realidades que fazem parte do dia a dia das pessoas, das crianças aos adultos. E influenciam em novos padrões de comportamento e formas de viver. Nada mais natural, assim, que trazer estas noções para a sala de aula, certo?
Uma questão que se impõe de forma desafiadora para educadores e instituições de ensino é esta: como fazê-lo de forma produtiva e integrada à metodologia da escola e às demais ferramentas adotadas.
Quando pensamos em interatividade, este é um conceito que contempla principalmente uma forma de educação dinâmica, em que o aluno é estimulado a ter uma participação ativa no processo de aprendizado. A interatividade envolve desde visitas e atividades externas até ações organizadas pela escola, como mostras, eventos e semanas da ciência, das artes ou do esporte, entre outras possibilidades.
O conceito de interatividade contempla também o uso das novas tecnologias e mídias digitais de forma corrente e natural pela escola. O computador, o tablet e o vídeo, por exemplo, passam a fazer parte do dia a dia dos alunos e do corpo docente junto com as demais mídias, tradicionalmente usadas, como mapas, livros, veículos de comunicação tradicionais e materiais educativos diversos.
Vale lembrar que a tecnologia está inserida no cotidiano do aluno. Deve assim ser tratada com naturalidade como um meio de potencial educativo. Em nosso Colégio Sion, por exemplo, uma forma que encontramos para trabalhar as várias mídias de forma multicultural e interdisciplinar foi com a criação de uma sala interativa na escola, batizada de InovaSion. Inaugurada em 1º de outubro na unidade do Batel, no local onde ficavam as salas de informática, está em operação, com o uso pelos alunos e pelo corpo docente, desde 8 de outubro.
Trata-se de uma sala grande e agradável, com um ambiente multidisciplinar que favorece o desenvolvimento das habilidades digitais, tecnológicas e da linguagem computacional das crianças e dos jovens. É um lugar democrático, que pode acolher várias atividades e pessoas ao mesmo tempo. Os conteúdos do currículo de cada turma podem ser complementados e experimentados na sala interativa. Para isso, contamos com a metodologia Montessoriana como fundamento desta proposta.
Deste modo, a interatividade ocorre sob a luz de um local próprio para a convivência, voltado a propiciar a escolha, o respeito ao outro, a descoberta e o estímulo ao pensamento, à construção do conhecimento e à autonomia.
Na escola, ferramentas de interatividade são importantes para potencializar a aprendizagem dos alunos, para possibilitar atividades que estimulem o pensar e o agir, desenvolvendo novas competências intelectuais e novas habilidades para o trabalho em grupo, para a iniciativa e para a autonomia. As tecnologias, principalmente o computador e a internet, adentram as salas de aula como uma ferramenta cada vez mais relevante na mediação do processo de conhecimento.
*Artigo escrito por Juliana Pedroso, coordenadora de comunicação e marketing do Sion Curitiba.
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