Como bem sabemos, dentre as atribuições do gestor escolar, existem muitas prerrogativas. Porém, neste texto, vamos abordar, na minha opinião, uma das mais importantes, a atuação do gestor como líder. Hoje, não basta atuar apenas como um burocrata, cumprir tarefas administrativas, isto é apenas um dos itens a serem cumpridos ao gerir uma instituição de ensino, já que assinar papeis e criar portarias faz parte da função sim, mas é muito menor do que o papel que a liderança pode exercer nos resultados. Mas sabemos que nem todos têm estas habilidades de forma natural. Portanto:
Seja Líder, de qualquer jeito
Se você não tem as habilidades e competências natas para tal, não se desespere. Busque se aperfeiçoar, aprender e se desenvolver. Hoje, existem inúmeros cursos, livros e vídeos disponíveis gratuitamente na internet. Portanto, invista pesado no desenvolvimento destas competências. Já que uma escola precisa ser administrada acompanhando a evolução do mundo e da sociedade. Ela precisa de um líder, de alguém que a conduza com capacidade de auxiliar, motivar e inspirar, de alguém que ajude as pessoas reconhecer suas necessidades e de estreitar laços entre a escola, a sociedade e a comunidade escolar, como sempre falamos, que compreenda que ali, além de cumprir regulamentações e atingir metas, existem pessoas, e que o foco da escola é a formação de parte delas.
Inspire e seja efetivo
Outro ponto fundamental, é que o líder deve envolver e mobilizar pessoas em projetos inovadores, que visem empreender e que sejam fundamentalmente participativos. Para ilustrar esta ideia, trago uma frase de uma das minhas inspirações, a Educadora Heloísa Lück, que define liderança como: “um processo que demanda dedicação, visão, valores e a integridade que inspiram os outros a trabalharem conjuntamente para atingir metas coletivas”. Desta forma, entendemos que dedicar-se a escola, ter uma visão geral e ampla do contexto onde se está inserido, estabelecer valores claros, comunica-los de forma efetiva, ser íntegro, participar de todas as etapas do seu projeto, envolver-se com ele, constituem os elementos chave para tornar-se um exemplo, para inspirar e mobilizar sua equipe e a comunidade escolar de maneira efetiva, para que juntos, atinjam os resultados e metas esperados.
Portanto, buscar autodesenvolvimento, autoconhecimento, aperfeiçoamento, ter envolvimento e dedicação, implicam em promover compreensão, inovação, inspiração, mobilização e geração de resultados. Assim, podemos contribuir para o desenvolvimento das nossas escolas e por consequência na educação e formação do ser humano.
*Texto escrito por Josemary Morastoni, pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e com mais de 30 anos de experiência como gestora escolar em instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.
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