| Foto: ILONA SHOROKHOVA | Freepik
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Sabemos que o papel do gestor escolar é muito amplo, presente em diversas dimensões. Hoje vamos falar um pouco a respeito do aspecto social, neste caso em específico, no ambiente escolar, e, como isto pode auxiliar na melhoria do processo de gestão.

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Quando abordamos o aspecto social no ambiente escolar, nos referimos à responsabilidade do gestor enquanto comandante no processo de inserção da escola na sociedade. Neste aspecto, o primeiro ponto a compreender é o ambiente escolar em sua totalidade, o que neste caso, implica em fatores como: a região onde a escola está inserida e suas características, a comunidade em torno da escola, os aspectos culturais e comportamentais, econômicos, entre outros fatores.

Algumas vezes, o gestor é oriundo deste mesmo meio, nasceu e cresceu naquela comunidade e já conhece os seus detalhes e suas especificidades, mas, caso o gestor venha de outro lugar, o que acontece em muitos casos, é recomendável que se concentre e se dedique a conhecer e compreender cada detalhe, desde o comércio local, até o perfil das famílias e suas rotinas, quais os ambientes de lazer daquela comunidade, qual a lógica daquele ambiente, a sua linguagem.

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Pautada nestas necessidades, aprendi ao longo dos anos, algumas estratégias básicas, e que me foram muito úteis para compreender esta dimensão do trabalho do gestor. E, abaixo, listo três que penso serem as prioritárias:

1 – Se disponibilize para as associações do bairro onde sua escola está inserida, ofereça ajuda, participe. Aproximar-se das associações de moradores e de ações promovidas pela comunidade local, pode contribuir bastante para que você faça a sua inserção e conheça a realidade do ambiente.

2 – Procure as unidades de saúde e o conselho tutelar da região para buscar compreender quais os problemas sociais e familiares mais comuns da comunidade.

3 – Busque entender qual é a locomotiva da economia daquela região, se é o agronegócio, comercio ou a indústria a atividade preponderante na sua comunidade.

Posto isso, já é sabido que a BNCC, Base Nacional Comum Curricular, prevê esta postura do gestor, quando contempla que, para contribuir com a formação integral do indivíduo, a escola promova uma integração social, alinhando aspectos e valores entre os ambientes interno e externo da instituição.

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Assim, o gestor também deve acompanhar e estimular os professores a pensarem alinhados a essa estratégia, já que eles, geralmente são oriundos do próprio meio. Então, desperte e estimule a sua compreensão sobre os problemas sociais da região, e, em conjunto, busquem propostas para promover solução para estes problemas. Também, entendemos que o gestor, nesta dimensão, tem o papel de promover a conscientização da comunidade, trazer os desafios e problemas da realidade local para dentro da escola, criar métodos e formas de promover esta interação, uma vez que não existem receitas, pois, as realidades e os recursos disponíveis em cada ambiente, são diferentes.

Portanto, além do trabalho rotineiro, cabe ao gestor buscar respostas de como a escola pode colaborar com a realidade social daquele ambiente, pensar e observar além de seus muros, promover eventos, desenvolver projetos, ações que integrem e gerem envolvimento da comunidade externa, identificar quais os recursos necessários, ou seja, estruturar o seu ano letivo e seu planejamento contemplando a realidade e o contexto onde sua escola está inserida.

*Texto escrito por Josemary Morastoni, pedagoga, especialista em formação de professores e Coaching Educacional, mestre e doutoranda em Educação e com mais de 30 anos de experiência como gestora escolar em instituições da Educação Básica e do Ensino Superior, tanto da rede pública, quanto da rede privada de ensino. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.