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O atendimento educacional especializado em casos de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento, transtornos funcionais específicos ou ainda superdotação é um direito garantido pela Constituição Brasileira e reforçado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, bem como normatizado por leis distintas. Direito que fomenta reflexões e promove a construção de práticas pedagógicas inclusivas, assegurando a educação a todos, independentemente das diferenças individuais.

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A educação inclusiva é um modelo que concilia a igualdade e a diferença como valores que não se dissociam e que, de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, do Ministério da Educação, destaca o papel da escola na superação da exclusão.

O processo de inclusão deve iniciar tão logo a necessidade seja percebida, pela família ou em sala de aula. Muitas vezes, a dificuldade no aprendizado identificada pelo professor indica que o aluno precisa de um olhar especializado. A partir deste ponto é importante que as características do transtorno ou deficiência sejam compreendidas e estudadas. Assim, pode-se relacionar recursos, técnicas e estratégias que podem ser adotadas para incluir o aluno.

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O conhecimento adequado de cada caso, favorece o planejamento de ações mais precisas e, por meio delas, o desenvolvimento de práticas ajustadas a toda situação. Família, equipe pedagógica e de saúde (psicólogo, médico ou terapeuta) devem se envolver conjuntamente com o objetivo de efetivar a inclusão, trocando orientações, métodos e informações de alteração do quadro.

Acompanhar é outra etapa importante, uma vez que permitirá que sejam avaliadas as ações, o envolvimento de todos os agentes, e a evolução do desempenho da aprendizagem do aluno que está sendo incluído. Em outros termos, é o momento em que se identifica se a inclusão está se efetivando ou não, permitindo que haja revisão no planejamento das ações inclusivas.

Longe de ser apenas conceito, a inclusão é um valor que norteia a Educação do Sesi no Paraná. Sejam quais forem as diferenças, a convivência enriquece a aprendizagem, valoriza a humanização e cria um ambiente fértil para a criatividade de resposta a desafios.

Os profissionais da instituição trabalham a inclusão como um processo de socialização de todos que fazem parte da vida escolar, contribuindo para que a educação inclusiva aconteça de forma efetiva. Alunos com algum tipo de necessidade ou transtorno terão plano particularizado, prevendo que suas singularidades convivam no ambiente escolar por meio do desenlace de barreiras que limitam a participação de cada um.

Para o Sesi, além de garantida por lei, a inclusão deve ser consolidada e defendida, mantendo em um tempo distante as situações em que as pessoas com deficiência ficavam sem opção de participação na sociedade.

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*Artigo escrito por Lilian Luitz, Pedagoga/Psicopedagoga/Especialista em Desenvolvimento pessoal e Familiar/Formação em Biologia Cultural/Especialista em Planejamento Estratégico. Gerente de Educação Básica e Continuada do SESI Paraná. O SESI colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.

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