Os MOOCs (sigla em inglês para cursos massivos abertos online) visam oferecer para um grande número de pessoas a oportunidade de ampliar seus conhecimentos. Trata-se de um desenvolvimento recente na área da Educação à Distância (EAD) e está embasado nos princípios dos Recursos Educacionais Abertos (REA), ou seja: materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, podendo ser utilizados ou adaptados por terceiros.
A ideia do MOOC surgiu em 2008, quando professores de uma universidade no Canadá ofereceram um curso aos estudantes da instituição e o estenderam também para mais de 2000 pessoas, as quais puderam cursá-lo gratuitamente pela internet.
A partir de 2012 novos investimentos associados a universidades bem conceituadas surgiram e hoje podemos assistir aulas de universidades americanas como Harvard ou Princeton gratuitamente pela internet em sites como edX, Coursera e Udacity.
No Brasil identificamos iniciativas como a plataforma Veduca, a qual disponibiliza uma série de cursos e ferramentas em parceria com diversas universidades (nacionais e internacionais). Outra opção é o site da Unesp, onde é possível encontrar diversos cursos online e uma infinidade de e-books gratuitos. A USP também tem iniciativas na mesma perspectiva.
Os MOOC normalmente não exigem pré-requisitos e não oferecem certificados de participação, mas requerem dedicação pois o ritmo das atividades é intenso. No entanto, a possibilidade de personalização do horário dedicado aos estudos se caracteriza como uma boa opção para quem se encaixa no perfil.
Com base nesses princípios, uma série de ações similares passaram a ser desenvolvidas. Exemplo disso é o canal do EduTecnologia no YouTube (youtube.com/channel/UCuiL4MuWjZpVXXH9Wdx5xWg), uma iniciativa da rede municipal de ensino que visa promover a formação do professor para o uso das tecnologias por meio de vídeos educacionais, ampliando dessa forma o alcance do processo formativo.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o projeto EduTecnologia tem por objetivo auxiliar o profissional na utilização de diversas tecnologias que podem facilitar o seu dia a dia – seja no trabalho, no lazer, no relacionamento familiar e social – refletindo também no seu trabalho em sala de aula.
Vivemos em tempo de conectividade, de mobilidade. Tempo de mudanças!
Que tal participar de um MOOC agora? Acesse e bons estudos.
*Escrito por Glaucia da Silva Brito e Fabrícia Cristina Gomes. Glaucia é professora do Departamento de Comunicação Social e dos Programas de pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná – UFPR, pesquisadora em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Fabrícia é doutoranda do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora e pedagoga da rede pública de ensino. As profissionais colaboram voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.
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