

O jornal é mais do que um simples suporte de textos. Ele é um recurso pedagógico que instiga a reflexão sobre as causas e efeitos das contradições sociais. Com isso, permite que possa ser analisada a realidade com vistas à afirmação da cidadania. E todo este potencial está em pleno acordo com as diretrizes do Ensino Médio. Professores de todas as áreas podem levar a Gazeta do Povo para suas aulas e ter bons resultados.
No Ensino Médio, além de esperar estudantes com maior nível de maturidade, também se organiza o ensino de forma integrada. O objetivo é construir uma aprendizagem efetiva dos aspectos teóricos e práticos da vida, replicando o modelo de sociedade onde alunos e professores estão inseridos. Dessa forma, mais uma vez o jornal se mostra um aliado essencial, espelhando a sociedade e permitindo reflexão e análise no ambiente escolar.
As mudanças da sociedade, os assuntos do momento, as notícias da semana, as descobertas e tantos outros assuntos podem incentivar a pesquisa, análise e construção de argumentos sólidos. Tudo isso permite que o estudante aprenda a selecionar informações, sintetizar e relacionar os conhecimentos construídos em sala de aula com as demandas práticas da vida cotidiana.
Além de ampliar a competência linguística, o jornal também contribui para a politização, conhecimento e apropriação cultural e contextualização. Assim, as Ciências da Natureza e Matemática encontram neste recurso um importante parceiro, não só para desenvolver as competências citadas anteriormente, mas também para estimular a investigação e a compreensão das diversas realidades que são originadas ou dão origem a problemas e discussões abordados na sala de aula.
As Ciências Humanas também encontram no jornal o potencial pedagógico para o desenvolvimento de noções de cidadania, política, ética, justiça. É por meio do contato com os mais variados fatos e entendendo sua forma de aparecer na mídia que o estudante pode se tornar cada vez mais crítico e participativo. A afirmação de sua cidadania também se dá neste momento em que todas as áreas se relacionam com sua vida cotidiana. Neste caso, o jornal é mais do que o espelho; é também fonte de análise, reflexão e comparação.
É com a prática pedagógica constante que o sucesso vai aparecer. É importante considerar a Gazeta do Povo como recurso fundamental nesta etapa não só para trazer atualidades para as aulas, mas também para estimular as competências e habilidades esperadas. O Ler é Pensar é seu parceiro nesta busca, aproveite nossas dicas!
> Criado em 1999 pela Gazeta do Povo, o Ler e Pensar é um projeto de incentivo à leitura, dirigido a alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas e instituições públicas e particulares do Paraná.
Everton Renaud é professor de filosofia e atua como gestor e-learning e projetos educacionais no Instituto GRPCOM.
>> Quer saber mais sobre educação, mídia, cidadania e leitura? Acesse nosso site! Siga o Instituto GRPCOM também no twitter: @institutogrpcom.
PGR denuncia Bolsonaro no STF por suposto plano de golpe
Impopularidade de Lula piora tensão entre poderes e eleva custo da governabilidade
Apostas em impeachment de Lula já ou vitória nas urnas em 2026 dividem direita
Tarcísio empata com Lula em eventual 2º turno à presidência em 2026; governador nega candidatura
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS