Quando devemos começar a estimular às crianças para a leitura literária? Essa é uma pergunta que ronda a cabeça de muitos pais.
Há pessoas que acreditam no estímulo ao universo da Literatura somente após o período de alfabetização das crianças. Assim, primeiramente, seria necessário conhecer as letras para, então, haver o interesse pelos livros. A criança vai para a escola, lá ela se alfabetiza e depois começa a descobrir o mundo dos livros.
E se invertessemos essa ordem? Se a criança conhecesse a Literatura antes mesmo de traçar as primeiras letras ou de conseguir ler algumas sílabas? Seria ousadia, aventura, devaneio?
Não. A leitura pode e deve ser estimulada antes mesmo da alfabetização. Livros coloridos, com muitas imagens, são fascinantes aos olhos das crianças. Elas ainda não sabem ler, mas podem ouvir histórias ou mesmo inventá-las a partir de um livro ilustrado. É um belo convite à imaginação, o primeiro passo para aproximá-la do universo literário.
Uma criança que se aproxima dos livros desde a tenra idade, possui mais vontade de ler, tem mais curiosidade nesse processo, o que torna mais fácil a alfabetização e, também, o encantamento pela leitura no decorrer da vida.
Muitos pais se perguntam: como fazer com que o meu filho adquira o hábito da leitura? Quanto antes ele estimulá-lo a isso, melhores serão os resultados. Não espere seu filho conhecer as letras para dar-lhe livros ou para levar-lhes a bibliotecas ou ainda para partilhar algumas leituras. Esses hábitos devem começar desde o berço. Livros de pano, de banho, depois de papel. Cheios de cores, formatos, personagens, letras. Um estímulo às aventuras literárias, em que a criança irá desvendar o mundo e a si mesma.
Uma criança cercada de livros e histórias tem mais vontade de descobrir as letras. O encantamento vai brotando desde o momento em que pode folhear aquelas páginas cheias de magia, repleta de novidades, com muitas emoções.
Assim, aos pouquinhos, o leitor vai se formando e se apaixonando pelo mundo literário. Enquanto o bebê está aprendendo a caminhar, passo a passo, ele já pode iniciar a sua caminhada por entre os livros, descobrindo as veredas apaixonantes dessa prática tão simples, mas tão importante.
*Artigo escrito por Ana Rapha Nunes, escritora infanto-juvenil, autora dos livros “Mariana” (ed. Inverso), “Lucas, o garoto gamer” (ed. Inverso), “A noite chegou… e o sono não vem” (ed. Franco) e “A Lua que eu te dei” (ed. Appris). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, a autora, que mora em Curitiba, visita várias escolas, abordando a importância da literatura para o público infanto-juvenil. Colaboradora voluntaria do Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.
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