Os primeiros anos de vida de uma criança necessitam de cuidados e educação de qualidade, que lhe proporcionem bem-estar para a edificação das bases do seu desenvolvimento e aprendizagem. Isso impacta significativamente em suas habilidades cognitivas, sociais, motoras, emocionais e influenciará o processo de alfabetização. A qualidade nesses cuidados amplia o desenvolvimento das habilidades de aprendizagem da criança e previne a exclusão social e econômica.
De acordo com um estudo feito pelo prêmio Nobel de economia, James Heckman, cada dólar investido na educação infantil rende sete vezes mais ao longo do tempo. Isso é comprovado especialmente nos casos em que as crianças provêm de meios desfavorecidos. Vários outros estudos enfatizam resultados semelhantes.
A Comissão da União Europeia declara que a qualidade dos cuidados e da educação na primeira infância é a base para a aprendizagem ao longo da vida e um investimento sustentável para uma sociedade. Isso reduz o risco de abandono escolar futuro e se não for feito com qualidade tem prejuízos que não podem ser reparados ou ganhos mais tarde por meio da educação.
Conforme comprovam estudos do PISA, Programa Internacional de Avaliação de Alunos, esses cuidados com a educação infantil trazem resultados de aprendizagem positivos em alunos de 15 anos de idade. Um dos efeitos positivos desse investimento na qualidade da educação infantil é a redução da desigualdade e da discriminação entre as diferentes classes sociais.
O investimento na educação infantil deveria ser a parte mais importante de um programa educacional, pois tem um impacto e um benefício para toda a vida do indivíduo. Isso se deve ao fato que as bases para a aprendizagem, para a confiança, para a formação de relacionamentos, entre outras competências, são formadas nos primeiros sete anos de vida. Criar uma fundação estável na primeira infância impacta em adultos melhores, capazes, produtivos e valiosos, que poderão “pagar seus dividendos” para as gerações futuras.
Toda criança tem o direito a uma educação infantil sistematicamente planejada, a um professor bem preparado, a um ambiente enriquecedor e diversificado para brincar, que oportunizarão seu desenvolvimento. Essa é uma forma eficiente de prevenir a vitimização, a exclusão e as desigualdades sociais. A educação infantil é um direito de toda criança e sua qualidade está diretamente relacionada às possibilidades de uma boa vida.
* Artigo escrito por Annukka Lyttinen, professora finlandesa, mestre em Educação e colaboradora da equipe de coordenação da Pós-graduação em Educação Transformadora da Associação Gente de Bem, instituição que desenvolve programas de educação integral transformadora para adolescentes, professores e famílias. A profissional colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no Blog Educação & Mídia.
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