No dia 21 de setembro, o mundo comemorou o Dia Internacional da Paz, data declarada pela Organização das Nações Unidas, em 1981, como dia de cessar fogo e um dia para que as pessoas, além de pensarem sobre a paz, façam algo em prol do bem comum da sociedade. Esse ano nós celebramos a data com o lema: “Eu quero partilhar meu tempo com você”.
Professores, equipe pedagógica, direção, administração, secretaria e biblioteca celebraram a data com os funcionários do colégio por meio da escrita de frases que demonstravam a importância de cada um dos funcionários no cotidiano escolar. Neste mesmo dia toda a comunidade partilhou o lanche (e o tempo), numa ação que permitiu a troca de experiências, gentileza, e a possibilidade de se conhecerem melhor. Entendemos que a escola é o espaço para o convívio do bem fraterno, e acreditamos que estar em harmonia é uma forma de levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para que promovam atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a consagração da paz mundial.
Ações de graça e cortesia contribuem fortemente para a construção da paz que o mundo tanto precisa. É papel da escola trabalhar para que os alunos saibam conviver com o diferente, lembrando sempre que, para o outro, o diferente somos nós. A escola é o espaço onde a reverência às crenças alheias propicia o desenvolver das qualidades necessárias ao convívio fraterno. É no dia a dia que exercitamos o “desarmamento” e o acolhimento, mas sem perder a identidade – é preciso aprender a acolher o outro como ele é sem deixar de ser quem eu sou.
Dessa forma, a paz é algo que deve ser vivenciado por meio de exemplos e estímulos. Que não seja apenas um dia, mas uma ação diária. Nós acreditamos na paz!
*Artigo escrito por Juliana Pedroso, diretora de comunicação e marketing do Colégio Sion em Curitiba. O Sion colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.
**Quer saber mais sobre cidadania, responsabilidade social, sustentabilidade e terceiro setor? Acesse nosso site! Acompanhe o Instituto GRPCOM também no Facebook: InstitutoGrpcom, Twitter: @InstitutoGRPCOM e Instagram: instagram.com/institutogrpcom
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Toffoli se prepara para varrer publicações polêmicas da internet; acompanhe o Sem Rodeios
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS