Não basta ter conhecimento técnico. O gestor de hoje precisa ser inovador e buscar o conhecimento incessantemente, compartilhando-o. Precisa estar a serviço.
O gestor “chefe”, como era chamado, não funciona mais nos dias de hoje, uma vez que as grandes organizações educacionais buscam compor suas equipes docentes para atender a uma realidade de aprendizagem muito diferente. Hoje, o professor não é dono do conhecimento, é mediador e pesquisador, guiando seus alunos. Assim, a gestão educacional precisa ser exemplo desse modelo. Para ter uma equipe capacitada dentro das necessidades atuais da escola, é importante que o gestor seja FORMADOR. Sim, atrevo-me a frisar bem essa palavra, pois aquele que potencializa as habilidades e minimiza as debilidades de seus professores alcançará a formação integral da sua equipe.
Hoje em dia, fala-se em educação integral. A palavra “integral” nos remete à amplitude. O Ser Humano é completo, não apenas técnico. Além disso, os gestores precisam estar preparados para atender aos avanços da quarta Revolução Industrial, ou 4.O, que agrega a internet, a inteligência artificial, os robôs e muitas outras tecnologias que impactam a formação das pessoas e a gestão de todas as empresas. Dessa forma, o gestor precisa ter uma visão ampla de si e de seus colaboradores, de suas as habilidades e de como pode trabalhá-las para potencializar os resultados ou até mesmo saber aproveitar oportunidades de formação e crescimento profissional, identificando potenciais que o próprio colaborador muitas vezes não reconhece, sabendo dosar o imediatismo que vivemos em tempos de tecnologia com o tempo de formação de cada pessoa.
O gestor 4.0 proporciona e viabiliza o “aprender fazendo”, “learning by doing”, o que gerará conexões cognitivas e emocionais.
Algumas habilidades se tornaram cruciais para ser um Gestor 4.0. Veja quais você já possui e aquelas que ainda poderá alcançar:
- Busca conhecimento por competência, integrando as diversas dimensões humanas.
- Atua situacionalmente, adaptando-se e adequando-se às mudanças.
- Cuida do clima organizacional, valorizando sua equipe e escutando, facilitando a comunicação motivacional.
- Proporciona a experiência, acompanha e orienta sua equipe.
O papel do gestor é muito mais amplo e complexo. Com essas habilidades e com a clareza de que se faz necessário conhecer e se apropriar da Missão e Visão da Instituição, ou seja, reforçar a identidade institucional, gerir mudanças e projetar o futuro, será possível proporcionar a gestão educacional requerida na atualidade.
*Texto escrito por Leonora Maria Mongelós, pedagoga, fonoaudióloga, possui mais de 25 anos de experiência como gestora de instituições de ensino e atualmente é subdiretora do Colégio Internacional Everest, conveniado ao SINEPE. O SINEPE colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no Blog Educação e Mídia.
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