O interesse dos pais na vida escolar dos filhos, sobretudo no acompanhamento de tarefas e resultados, tem um reflexo positivo no desempenho deles em sala de aula, garantem especialistas em Educação.
A participação nesse processo reflete o quanto a Educação é importante para os pais, demonstrando seu comprometimento no desenvolvimento pessoal e, mais tarde, profissional, dos filhos.
Mas a sala de aula, que é um espaço coletivo de conhecimento, é também – e cada vez mais – um local de uso de recursos tecnológicos. Um ambiente escolar conectado ao mundo, favorecendo o acesso instantâneo à informação, por alunos e professores. E mais recentemente, pelos pais! Que pelas exigências de uma vida moderna e altamente tecnológica não se limitam mais a acessar as contas bancárias e ler e-mails no celular.
Com a tecnologia presente no dia a dia, crianças e jovens se sentem mais à vontade para debater sobre sua utilização. Esse debate fica mais profundo quando os pais demonstram interesse em conhecer e, principalmente, se evitam criticar redes sociais, aplicativos ou jogos, sem antes conhecerem.
O Colégio Sesi no Paraná adota em sua metodologia o ensino híbrido (misturada), que combina atividades presenciais com o uso da tecnologia digital: tutoriais, ferramentas e plataformas online. Todos muito familiares aos jovens da atualidade. O ensino híbrido desafia a capacidade de aprender de forma engajada, já que os jovens se dedicam à pesquisa e aos estudos em diferentes lugares, além da escola. Com a mobilidade e a conectividade, a sala de aula pode ser em múltiplos espaços, incluindo o lar, onde os pais podem acompanhar ainda mais de perto o aprendizado dos filhos, reforçando a Educação como um valor familiar.
Há uma tendência natural de que os pais se distanciem quando crianças e jovens ganham maior autonomia. Com algumas ferramentas, atualmente bem populares nas escolas e entre pais, é possível se aproximar mais da educação dos filhos.
Disciplinas em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), desde o Ensino Médio, são modelos nos quais os alunos estudam algumas a distância. Além de serem uma linguagem mais próxima dos estudantes, os ambientes virtuais trazem autonomia por permitirem que o estudo seja feito em casa, e também facilitam que os pais acompanhem mais intensivamente o desenvolvimento dos filhos, vivenciando em conjunto uma experiência mais rica e tecnológica.
Outro recurso que se pode destacar são os portais acadêmicos ou do aluno. Com uma política de privacidade, pedagogos, professores, alunos e pais têm perfis de acesso definidos de acordo com cada perfil. No Colégio Sesi, essa rotina acontece no Portal Oficinas, em que pais e alunos, acessando diariamente, podem acompanhar a vida escolar, como plano de aula de cada professor, atividades programadas, notas e faltas.
O uso da tecnologia em sala de aula é uma realidade indiscutível. Ela é considerada uma aliada no processo de formação, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno, da turma que ele integra, da escola e, consequentemente, da sociedade.
*Artigo escrito por Ana Gabriela Simões Borges, pedagoga, doutoranda em Educação e Tecnologias, mestre em Educomunicação e especialista em Organização do Trabalho Pedagógico. Gerente de Educação Básica e Continuada do Sesi no Paraná. O Sesi colabora voluntariamente com o Instituto GRPCOM no blog Educação e Mídia.
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