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Criatividade e efetividade
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Divulgação
Fhabyo Matesick, diretor de Planejamento da TIF Comunicação, direto de Cannes

Criatividade e efetividade são as duas pernas do marketing e da publicidade. Vê-las caminhando juntas no Cannes Lions Inter­national Festival of Creativity é sem dúvida um fato marcante. E, a partir de 2011, talvez as duas acertem o passo. Neste ano, pela primeira vez em 58 edições, o festival passa a premiar com o tão sonhado Leão uma categoria chamada Creative Effec-tiveness Lions (ou criação + efetividade). Nela, as campanhas serão julgadas pelo impacto mensurável e comprovado no negócio de seus anunciantes. Ou seja, não basta ser genial, inovador e lindo, tem que dar resultado, venda, lucro. Pelo peso dos jurados, será sem dúvida uma categoria muito valorizada em Cannes. Só poderão participar da disputa trabalhos que já estiverem concorrendo ao Cannes Lions e que sejam, no mínimo, finalistas. O julgamento será de estratégia (25%), ideia (25%) e resultados (50%). A partir de hoje, começam as apostas e também as provas concretas de que a criatividade ainda é a melhor maneira de se conseguir efetividade.

Tendência

Susanna Kempe, porta-voz da mais importante agência de tendências do mundo, a WGSN, participou de uma das palestras de abertura do festival e falou sobre como alinhar macrotendências para o desenvolvimento de produtos.

Agência Straub

Notas

Paraná

O Brasil tem quatro trabalhos no shortlist da categoria PR Lions: “Arte na calçada”, da curitibana Master para “Curitiba City Hall”; “Paz social”, da FSB Comunicações para o Governo do Estado do Rio de Janeiro; “Street Art View”, da Loducca para a Red Bull; e “Skankplay”, da Dontrythis para a banda Skank.

Transatlânticos

O domingo foi de muito sol na Riviera Francesa e de muita gente chegando ao festival– inclusive em enormes transatlânticos que começam a ancorar perto de Cannes. A diferença de sotaques e idiomas já dá uma boa ideia da diver­sidade de culturas que estará envolvida nestes dias. Mais uma vez, a delegação brasileira surpreende pelo número.

On-line

A plateia em Cannes fica tão iluminada quanto o palco. Pelo menos um em cada três participantes do festival assiste aos seminários ao mesmo tempo em que navega pela internet, digita os conteúdos e registra tudo em vídeo ou foto. O mundo digital também é aqui e agora.

Virtual

O pessoal do YouTube está promovendo uma experiência pra lá de divertida. EA equipe montou mini estúdios abertos para quem quiser ser ator de um comercial na web. É hilário e ao mesmo tempo dá um show de eficiência com simplicidade na produção de vídeos. Viva a realidade virtual!

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