Há muito tempo que se debate o tema agência pequena independente versus grande grupo de comunicação integrada sob o ponto de vista do grau de liberdade e criatividade de ambos os lados e qual é o melhor modelo.
O seminário Thenetworkone, mediado por Julian Boulding, fundador e Publisher do The World’s Leading Independent Agencies, coloca uma pá de cal sobre a idéia de que as agências independentes estão com os dias contados ao trazer três exemplos inspiradores de empresas capazes de criar soluções inovadoras para os seus clientes. Os cases apresentados por Ali Ali da Elephant Cairo, Rob Jack do Special Group e John Matejczyk da Muh-Tay-Zik/Hof-fer são arrebatadores e geraram os resultados desejados, sem dúvida alguma. Para isso, alguns valores e regras devem ser observadas, tais como, “se parecer propaganda, refaça” ou “faça bastante barulho” – tudo isso sem se preocupar com o politicamente correto ou com o que o cliente “pensa saber” que dá certo em comunicação. Na verdade, ambas as categorias podem ser igualmente criativas e eficientes, desde que as suas criações contemplem ideias globais baseadas nas culturas locais.
Versão inflável
Um enorme leão inflável foi colocado em frente ao Palais, onde acontece o evento. Por enquanto, ainda não se sabe porque ele está lá. Provavelmente, para a entrega dos principais leões. Mas o fato é que está fazendo sucesso: todo mundo quer sentar na cadeira dourada do leãozinho…
Notas
Fiéis
Se brasileiro é fanático por futebol, corintiano então, nem se fala. E foi exatamente aí que a Nike e a F/Nazca acertaram um tiro certeiro criando a República Popular do Corinthians. Em uma ação de grandes proporções, mais ou menos do tamanho da torcida em questão, eles deram início a emissão de passaportes da RPC. Para se ter ideia do resultado, foram vendidos mais de US$ 5 milhões em produtos, e até o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tirou seu passaporte. Além de se tornar uma plataforma eterna de marketing para o clube e para a marca.
A campanha está disponível em http://www.youtube.com/watch?v=M7UhFRbqihs
Deu Paraná
Já se sabe que o Paraná ganha hoje seu primeiro Leão nesta edição do festival. A JWT deve receber o troféu de bronze pela campanha de rádio criada para a 91 Rock pelo escritório curitibano. A agência também ganhou outro Leão em uma campanha para a Coca-Cola, e o terceiro prêmio do Brasil na categoria é da Ogilvy, com uma peça feita para a Motorola.
* * *
Fechado o primeiro dia de premiações, o Brasil ficou com 10 Leões – dois de ouro, cinco de prata e três de bronze.
Ciência
Em sua palestra “Explorando a ciência da criatividade”, o autor Jonah Leher mostrou que ciência e criatividade estão mais próximas que nunca e que sentimento e conhecimento são itens fundamentais para ser criativo.