“Daqui a 5 anos você vai comprar o design brasileiro”, propaga a campanha que a Apex, o órgão governamental que coordena o comércio exterior brasileiro, está divulgando massivamente no Festival Internacional de Cannes. É extremamente positivo o fato de um órgão governamental finalmente entender e valorizar o design como elemento fundamental na criação de valor para o produto brasileiro. Uma prova disso foi o “êxtase” visto no Seminário “Embracing openness to make the car of the future”, quando os executivos brasileiros da Fiat apresentaram para o público do evento o Fiat Mio e anunciaram um novo projeto que será desenvolvido da mesma forma. Êxtase maior só se viu quando o eterno galã Robert Redford entrou no palco, arrancando suspiros das “meninas” da plateia. Para Luciano Deos, presidente da ABDesign e do juri da categoria no festival, este ano a performance dos trabalhos brasileiros em design deixou a desejar – mesmo assim, tem muita qualidade e o evento pode ser uma importante vitrine para o Brasil. Os alemães, grandes premiados deste ano, mostram que é possível encontrar um caminho onde comunicação e design podem andar juntos, sem perder sua essência. O desafio ainda é encontrar o nosso caminho e manter a essência.
Criatividade aplicada
Um dos espaços mais divertidos de Cannes é, sem dúvida, o lounge da HP. Ele foi concebido em branco – inclusive lixeiras, mesas e cadeiras – para receber interferências visuais dos participantes. Canetinhas coloridas foram deixadas à disposição para ilustrações, palavras e tipografias. Por ironia, a grande vencedora da noite de terça na categoria Direct foi a agência Ogilvy da Argentina.
Notas
Em números
O representante oficial do festival, Phil Thomas, conversou com a delegação de Design do Brasil e fez a sua profissão de fé no poder deste segmento para o desenvolvimento da criatividade. Antes disso, informou que o festival cresce ano a ano, tendo alcançado 10 mil participantes de mais de 90 países. Estão presentes 500 organizações de empresas que são clientes das agências.
Recorde
Os prêmios divulgados ontem deram ao Brasil um novo recorde no festival: 60 Leões (o recorde anterior era de 57 estatuetas em 2010). Nesta quarta-feira foram anunciados os resultados de Press, com 20 Leões para agências brasileiras, Cyber (1 Leão de prata) e Design (5 Leões). Das categorias deste ano, ainda estão em julgamento Titanium & Integrated, Film Craft, Creative Effectiveness e Film. Os vencedores serão revelados no sábado.
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O shortlist oficial da principal categoria do festival, de filmes, só sai hoje, mas informações extraoficiais dão conta de que serão 11 as campanhas brasileiras incluídas.
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