Ideia não é nada sem atitude. Carrego isso comigo sempre, em casa, nas corridas diárias, e, principalmente, no trabalho. Sim, pois não existe nada pior do que conviver com o “e se?”, “e se desse certo?”, “e se eu tivesse feito?”.
Prefiro o “pensa, vai lá e faz”. Como a coluna é sobre Cannes e não sobre esse que vos fala, quero ressaltar a importância da participação dos clientes no festival desse ano. A organização estima que eles representem 20% dos delegados. É muita gente e, na minha opinião, “que bom”, pois a participação dos caras é tão importante quanto a nossa. Pra mim, ideia boa é ideia veiculada, que está nas ruas em contato com as pessoas. Mas, para que isso aconteça, é preciso um cliente com atitude e conhecimento do que está sendo planejado. Agência e cliente têm de estar na mesma sintonia, andando lado a lado em busca de um mesmo objetivo. A participação do cliente é tão importante porque o que é novo demora, dá medo até em quem tem coragem, precisa ser feito e refeito, e nem sempre funciona. Mas está lá e tem de ser comemorado do mesmo jeito pela agência e pelo cliente. É o resultado da ideia com a atitude. Em 2011 eles são 20%. Mas espero que esse número só aumente.
Movido a colaboração
A Fiat arrancou aplausos da plateia ao apresentar para o público do evento o Fiat Mio, carro desenvolvido pela montadora em um projeto colaborativo com a participação de mais de 17 mil pessoas de todo o mundo através da internet. O modelo conceito foi apresentado no seminário promovido pela AgênciaClick Isobar e pela Fiat.
Ericson Straub mostra o carro no vídeo:
Notas
Celebridades
Ontem foi dia de celebridades em Cannes. Primeiro foi a participação da editora Martha Stewart no Seminário da IPG & Women’s Leadership Network. Além de contar um pouco de sua história pessoal, Martha falou da importância da mulher em cargos de liderança no mercado de consumo e como os executivos de marketing e de criação veem essa mudança. No seminário promovido pelo Yahoo! – “Content as conversation catalyst” –, o ator, diretor e produtor norte-americano Robert Redford falou de sua experiência como ator e da gênese do projeto Sundance.
Prêmios
O Brasil soma até agora 53 Leões no festival, considerando as seis categorias que já divulgaram seus resultados oficiais e, ainda, os prêmios de Press – devem ser confirmados hoje 19 Leões para o país. A expectativa é de que o Brasil bata seu recorde histórico de 57 troféus conquistados em 2010.
Design
Foi aberta ontem a exposição dos trabalhos em shortlist da categoria Design do festival. De forma geral, chamam a atenção pela qualidade, a diversidade de produtos e pela quantidade de países presentes na competição. A Alemanha é o país que tem mais trabalhos selecionados (34 no total). A má notícia é que, apesar de o número de inscrições brasileiras ter sido relativamente alto, não houve muitos trabalhos selecionados – apenas nove, de um total de 146 do shorlist.