No programa Entrelinhas desta segunda-feira (30), as análises dos apresentadores Mariana Braga e Paulo Polzonoff juntamente com os convidados da redação da Gazeta do Povo trazem os principais temas que estão agitando o cenário político brasileiro.
Entre eles, a manifestação que reuniu milhares de pessoas na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, neste domingo (29). Os manifestantes pressionam o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a pautar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF. As imagens da Praça lotada e as faixas com dizeres como “Fora Moraes” refletem o crescente descontentamento com o Judiciário. O programa analisa o impacto desse movimento e as implicações políticas para Pacheco e seu partido, o PSD.
Outro assunto que será discutido nesta edição é a defesa pública de Jair Bolsonaro ao pai de família Ezequiel Ferreira Luiz, condenado por Alexandre de Moraes a 14 anos de prisão por sua suposta participação nos eventos de 8 de janeiro. Bolsonaro compartilhou um vídeo comovente, rodeado pela família de Ezequiel, em que questiona a justiça da condenação e pede clemência pelo futuro das seis crianças do réu. Nossos convidados avaliam os desdobramentos políticos e jurídicos desse caso, que envolve temas sensíveis como os limites do poder judiciário e a defesa de direitos humanos.
E tem mais: Lucas Saba, editor da Gazeta do Povo em São Paulo, traz as últimas notícias sobre as eleições na maior cidade do país.
Para entender melhor os impactos desses temas no cenário nacional, não perca o Entrelinhas de hoje!
Manifestantes lotam Praça da Liberdade para pressionar Pacheco a pautar impeachment de Moraes
Manifestantes se reuniram na manhã deste domingo (29) na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, para uma manifestação cujo principal objetivo foi pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a pautar o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Vestidos predominantemente de verde e amarelo e com inúmeras faixas com os dizeres “Fora Moraes”, os manifestantes também trouxeram faixas com pedidos de respeito à democracia, com cobranças a Pacheco e com mensagens relacionadas a Elon Musk, que nos últimos meses tem se manifestado com frequência contra abusos do poder Judiciário brasileiro.
Bolsonaro defende pai de família condenado por Moraes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou suas redes sociais para apresentar seis crianças, filhas de Ezequiel Ferreira Luiz, de 43 anos, que tem um mandado de prisão em aberto desde 14 de maio deste ano. Ezequiel foi condenado a 14 anos de prisão pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por sua participação nos eventos de 8 de janeiro de 2023, sendo acusado de deterioração do patrimônio público tombado e associação criminosa armada. No vídeo, Bolsonaro descreve Ezequiel como um “homem trabalhador e honrado” e chamou as crianças de “órfãos de pais vivos”.
“Será que quem condenou Ezequiel não tem coração, não pensa no futuro dessas crianças?”, questionou o ex-presidente. Ezequiel, morador de Gi Paraná, Rondônia, estava em Brasília a trabalho no dia dos distúrbios e, ao testemunhar a confusão na Praça dos Três Poderes, entrou em um dos prédios vandalizados, alegando que o fez para se proteger das bombas e tiros disparados pela polícia.
Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS