| Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve reunido na noite de segunda-feira (26) com líderes partidários da Câmara dos Deputados no Palácio do Planalto. Fontes ligadas a deputados postulantes à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara contam à coluna Entrelinhas que, no encontro, Lula tocou no tema da presidência da Casa. Segundo os relatos de deputados presentes, um dos favoritos na disputa, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), questionou o presidente sobre possíveis ressalvas que ele teria em relação ao seu nome. Lula teria dito que não existe veto a seu nome e a nenhum outro candidato.

CARREGANDO :)

Além de Elmar, compareceu à reunião com Lula o líder do PSD, Antonio Brito (BA), que também busca se viabilizar como sucessor de Lula. Marcos Pereira (Republicanos-ES), também cotado para a vaga, não participou do encontro. Apesar de Lula afirmar que não defenderá nenhum dos candidatos, caciques da Câmara lembram que o PT, partido do presidente da República, terá de se posicionar e que isso poderá ser entendido como um apoio do Planalto.

Elmar Nascimento é lembrado como o nome preferido pelo atual presidente da Casa para sua sucessão. Lira disse que estaria disposto a anunciar ainda em agosto quem será seu candidato, sendo que a eleição do novo presidente da Câmara está marcada para fevereiro de 2025.

Publicidade

A coluna Entrelinhas publicou recentemente que o presidente teme apoiar um nome que conte com o aval do Partido Liberal (PL), do qual faz parte o ex-presidente Jair Bolsonaro. O Partido dos Trabalhadores (PT) e o próprio Lula teriam afirmado que há o temor de um “efeito Eduardo Cunha”. O ex-deputado, que comandou a Câmara entre os anos de 2015 a 2016, foi o responsável pela abertura do pedido de impeachment que resultou no afastamento de Dilma Rousseff (PT) da presidência em 2016.

Na mesma noite de segunda-feira (26), o presidente estava com uma reunião marcada com Arthur Lira. Porém, Lula desmarcou o encontro alegando que an agenda com parlamentares se estendeu mais do que o previsto. A reunião entre os dois deve acontecer entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29). Na ocasião, o presidente da Câmara deverá anunciar qual nome terá o seu apoio.