O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve reunido na noite de segunda-feira (26) com líderes partidários da Câmara dos Deputados no Palácio do Planalto. Fontes ligadas a deputados postulantes à sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara contam à coluna Entrelinhas que, no encontro, Lula tocou no tema da presidência da Casa. Segundo os relatos de deputados presentes, um dos favoritos na disputa, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), questionou o presidente sobre possíveis ressalvas que ele teria em relação ao seu nome. Lula teria dito que não existe veto a seu nome e a nenhum outro candidato.
Além de Elmar, compareceu à reunião com Lula o líder do PSD, Antonio Brito (BA), que também busca se viabilizar como sucessor de Lula. Marcos Pereira (Republicanos-ES), também cotado para a vaga, não participou do encontro. Apesar de Lula afirmar que não defenderá nenhum dos candidatos, caciques da Câmara lembram que o PT, partido do presidente da República, terá de se posicionar e que isso poderá ser entendido como um apoio do Planalto.
Elmar Nascimento é lembrado como o nome preferido pelo atual presidente da Casa para sua sucessão. Lira disse que estaria disposto a anunciar ainda em agosto quem será seu candidato, sendo que a eleição do novo presidente da Câmara está marcada para fevereiro de 2025.
A coluna Entrelinhas publicou recentemente que o presidente teme apoiar um nome que conte com o aval do Partido Liberal (PL), do qual faz parte o ex-presidente Jair Bolsonaro. O Partido dos Trabalhadores (PT) e o próprio Lula teriam afirmado que há o temor de um “efeito Eduardo Cunha”. O ex-deputado, que comandou a Câmara entre os anos de 2015 a 2016, foi o responsável pela abertura do pedido de impeachment que resultou no afastamento de Dilma Rousseff (PT) da presidência em 2016.
Na mesma noite de segunda-feira (26), o presidente estava com uma reunião marcada com Arthur Lira. Porém, Lula desmarcou o encontro alegando que an agenda com parlamentares se estendeu mais do que o previsto. A reunião entre os dois deve acontecer entre quarta-feira (28) e quinta-feira (29). Na ocasião, o presidente da Câmara deverá anunciar qual nome terá o seu apoio.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS