Ouça este conteúdo
A declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro sobre uma possível candidatura de Michelle Bolsonaro ao Senado em 2026, nas últimas semanas, movimentou os bastidores e trouxe novos olhares para a deputada federal Bia Kicis (PL-DF). Já em articulações políticas, inclusive com o ex-presidente, Bia trabalha para viabilizar sua candidatura a uma das vagas ao Senado pelo Distrito Federal. Reeleita em 2022 como a deputada mais votada da região, Kicis busca consolidar seu nome internamente no Partido Liberal (PL) em uma chapa com Michelle.
No último fim de semana, Kicis visitou Bolsonaro, alimentando rumores sobre possíveis definições dessa “dobradinha”. Em entrevista à coluna Entrelinhas, a deputada afirmou que foi "apenas um encontro afetuoso entre o Bolsonaro e a Michelle", sem confirmar planos políticos com a ex-primeira-dama, mas reiterou seu interesse em disputar o Senado.
O cenário político no Distrito Federal, no entanto, fica conturbado com a provável intenção do governador Ibaneis Rocha (MDB) de concorrer ao Senado. Ele busca apoio de lideranças locais e nacionais, mas interlocutores próximos à senadora Damares Alves (Republicanos-DF) indicam que, caso Michelle e Kicis lancem suas candidaturas, a preferência de Damares será direcionada às duas candidatas.
Nos bastidores, o trabalho de Kicis é visto como uma estratégia cuidadosa para 2026. Ao mesmo tempo que ela evita atritos com o ex-presidente e Michelle Bolsonaro, ela busca apoios em outras vertentes da direita. A advogada e procuradora aposentada iniciou sua trajetória política com foco em pautas de segurança e combate à corrupção. Eleita deputada federal em 2018, exerceu papéis de destaque na Câmara, incluindo a presidência da Comissão de Constituição e Justiça e, mais recentemente, a liderança da Minoria.
Conteúdo editado por: Mariana Braga