Em entrevista à coluna Entrelinhas, a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) disse estar consternada com a morte de Raquel, filha do deputado Gilberto Cattani (PL-MT), após suspeita de feminicídio. Raquel Cattani, de 26 anos, foi encontrada morta em casa, em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (19). “Esse assunto é tão difícil para nós mulheres: assistir tanta barbárie e tanta violência contra nós”, desabafou a parlamentar.
Kicis fez uma relação entre o assassinato da jovem produtora rural e as declarações feitas pelo presidente Lula, na terça-feira (16). Durante reunião no Palácio do Planalto, o mandatário fez o comentário ao analisar uma pesquisa que apontou o aumento da violência contra a mulher após jogos de futebol. “Ele faz uma piadinha, dizendo que depois do jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher, mas que, se for corintiano como ele, está tudo bem”, lembrou Kicis.
O episódio entra para uma série de equívocos em declarações públicas de Lula. Durante uma cerimônia na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, o presidente elogiou o desempenho acadêmico de uma estudante negra, sugerindo que, ao vê-la, não conseguiu determinar se ela era uma "cantora", a "namorada de alguém" ou mesmo uma "percussionista", pois, de acordo com ele, "afrodescendente assim aprecia um batuque de um tambor".
A gafe desta semana circulou na maior parte dos veículos de comunicação como sendo apenas uma “brincadeira infeliz” do presidente, mas Kicis avaliou que a fala de Lula foi irresponsável, diante de tantos casos de violência contra a mulher. “Fica aqui o registro dessa indignação e dizer que,cada vez que esse homem abre a boca, é de arrepiar a população que está atenta”, disse Bia à reportagem. De acordo com a deputada, “até aqueles que fizeram o L devem estar repudiando tanta barbaridade”.
Inelegibilidade de Caiado embaralha ainda mais a disputa pela presidência em 2026
Oposição e juristas questionam prisão de Braga Netto sem indícios atuais de obstrução
Lula diz que Braga Netto tem direito à presunção de inocência que ele não teve
Revista da “direita woke” publica Karl Marx sem querer em pegadinha de crítico
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS