Ouça este conteúdo
Supondo um cenário eleitoral atualmente, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lideraria com 38,8% das intenções de voto, contra 36% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso Bolsonaro estivesse elegível. Essa foi a conclusão de um levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira (24). Segundo o estudo, Lula venceria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), e ficaria à frente da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher, que vem sendo considerada uma possível candidata pelo partido desde que a inelegibilidade de Bolsonaro foi decretada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em uma simulação de segundo turno entre Bolsonaro e Lula, o ex-presidente obteria 42% dos votos, enquanto o petista ficaria com 41,7%. Já em um cenário estimulado contra Michelle Bolsonaro, Lula teria 36% dos votos, enquanto a ex-primeira-dama alcançaria 33%. Ainda segundo a pesquisa, considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois cenários configurariam empate técnico. A pesquisa foi encomendada pelo Partido Liberal (PL).
Metodologia
O Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 pessoas, com 16 anos ou mais, em 160 municípios nos 26 estados e no Distrito Federal. O levantamento foi realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos para o resultado geral.
Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança também é de 95% para uma margem de erro de 3,4 pontos percentuais para o estrato do Sudeste, onde foram realizadas 853 entrevistas, 4,2 pontos percentuais para o estrato do Nordeste, onde foram realizadas 562 entrevistas, 5,7 pontos percentuais para o estrato do Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 303 entrevistas e 5,8 pontos percentuais para o estrato do Sul, onde foram realizadas 302 entrevistas.
Conteúdo editado por: Mariana Braga