| Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara
Ouça este conteúdo

Em entrevista ao programa Entrelinhas, o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) afirmou que o Centrão é o principal responsável pela configuração política atual, destacando que, sem o apoio do grupo, a esquerda não teria conquistado sua maioria no Congresso. Para ele, o Centrão foi "comprado pela esquerda" e tem desempenhado um papel crucial nas crises enfrentadas pelo país.

CARREGANDO :)

“O Centrão é o culpado, porque foi ele quem deu a maioria à esquerda. Sem o Centrão, nada disso teria acontecido", afirmou Orleans e Bragança, reforçando que a base da esquerda, sem esse apoio, seria minoritária e incapaz de avançar em suas propostas.

Além disso, o parlamentar apontou que o Centrão tem escapado de uma crítica mais incisiva por parte da opinião pública. "Quem está sendo criticado? A esquerda, a direita… mas o Centrão, quem está criticando?", questionou, ressaltando que, apesar de ser o "herdeiro da máquina pública", o grupo tem se mostrado "imaculado" diante das críticas à gestão política do país.

Publicidade

Orleans e Bragança também destacou a necessidade de reformas profundas no Brasil. "Precisamos de uma maioria de parlamentares reformistas", disse. Ele ressaltou que mudanças no sistema político, como a reforma do Judiciário, do sistema eleitoral e da Previdência, devem ser conduzidas pelo Congresso Nacional, que tem o poder exclusivo para aprová-las.

O deputado ainda alertou para a importância de uma mudança no comportamento do eleitor. "É preciso que o eleitor entenda que o Centrão não pode sair fortalecido para 2026, ou vamos continuar com mais do mesmo", concluiu, defendendo a descentralização do poder e a busca por um Brasil mais independente de Brasília.

O programa Entrelinhas vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 10h30, no canal da Gazeta do Povo no YouTube, além de ter transmissões na plataforma X e no Instagram. Apresentado por Mariana Braga e Paulo Polzonoff, tem participações dos repórteres da coluna Entrelinhas e de convidados.