Brenno de Macedo (Novo-PR) respondeu aos pedidos da ABRASEL para melhorias no comércio da capital paranaense.| Foto: Erlei Augusto Schade
Ouça este conteúdo

O candidato a vereador de Curitiba Brenno de Macedo (Novo-PR) respondeu à Gazeta do Povo sobre o documento de solicitações enviado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) aos postulantes ao cargo na Câmara de Vereadores da capital paranaense. Os pedidos giram em torno da desburocratização para comerciantes, com a criação de um canal direto de comunicação, além da efetivação de políticas públicas que enfoquem na diminuição de moradores em situação de rua nas proximidades de estabelecimentos.

CARREGANDO :)

De acordo com Brenno de Macedo (Novo-PR), candidato a vereador de Curitiba, ambos os assuntos interferem diretamente no cotidiano dos comerciantes, inclusive com a troca de local do comércio para evitar maiores prejuízos. “São inúmeros casos de comerciantes que estão há 10, 15 anos no mesmo local e hoje se vêem obrigados a mudar o ponto, pois não existe segurança com a presença de pessoas em situação de rua que, por vezes, impedem até a abertura do comércio”, avalia. Ele também destaca que há constrangimento por ter, na frente dos estabelecimentos, pessoas urinando e defecando. “É urgente a construção de políticas que acolham esses moradores e tragam respeito aos comerciantes”, destaca.

Acerca das burocracias, Macedo esclarece que o empresário precisa ter mais facilidade do que problemas. Ele explica que o desânimo de quem quer empreender parte, em diversas situações, da demora na obtenção de documentos e alvarás. “Quem empreende gera emprego, gera renda, paga imposto. O foco é a facilitação das aberturas das empresas e diminuição de taxas e juros abusivos. Encontrar meios de comunicação direta com orientação e agilização de projetos. Empreender tem que se tornar solução”, afirma.

Publicidade

Segundo a Abrasel, o documento enviado aos candidatos visa construir políticas públicas que fortaleçam o turismo e promovam o empreendedorismo na capital paranaense, e isso passaria pela redução de burocracias.

Curitiba é a 6ª cidade com maior porcentagem de moradores em situação de rua

De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) referente à população em situação de rua do país a partir dos dados disponíveis nos cadastros e sistemas nacionais, o Paraná está em 4º lugar no ranking nacional, com 13,3 mil moradores em situação de rua, com porcentagem de 5,7%. Já a cidade de Curitiba é a 6ª do país com maior porcentagem de moradores em situação de rua. São 3,4 mil pessoas, 1,5% da população total da capital. são necessárias novas ações e programas mais eficazes e humanitários para resolver a situação.