| Foto: Reprodução/ Youtube
Ouça este conteúdo

A Câmara Municipal de Salvador aprovou nesta terça-feira (17) o Projeto de Lei 17/2022, de autoria do vereador Alexandre Aleluia (PL-BA), que dá o nome de “Rua Professor Olavo de Carvalho” a uma via localizada atrás do Shopping da Bahia, no bairro Caminho das Árvores. A proposta, apresentada em janeiro de 2022, logo após o falecimento do filósofo, enfrentou obstáculos antes de sua aprovação. A homenagem foi destacada como parte da missão de Aleluia de “preservar a cultura conservadora que fundou nossa capital”.

CARREGANDO :)

Nas redes sociais, o vereador celebrou a aprovação do projeto, destacando a importância do filósofo brasileiro. “Que Deus tenha o professor Olavo em bom lugar, porque aqui na bela Salvador ele terá seu nome marcado em uma rua atrás do Shopping da Bahia”, escreveu. Segundo Aleluia, a contribuição de Olavo de Carvalho foi fundamental para a “formação dos principais intelectuais brasileiros de nossa geração”.

O vereador ressaltou ainda a influência de Olavo no debate político nacional, referindo-se ao papel do filósofo na quebra do “espiral do silêncio”, expressão frequentemente usada por Olavo, com base na teoria de Elisabeth Noelle-Neumann. “Ele deu voz a milhares de brasileiros acuados pela tirania do establishment jornalístico e universitário”, pontuou Aleluia a um jornal local, ao destacar a relevância de seu legado.

Publicidade

Olavo de Carvalho, que faleceu em 24 de janeiro de 2022, foi autor de obras como O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota, O imbecil coletivo, O jardim das aflições, A filosofia e seu inverso, entre outros livros. O escritor se tornou uma figura marcante no pensamento conservador brasileiro. De acordo com o vereador de Salvador, a morte de Olavo causou profunda consternação entre admiradores de sua luta contra o que chamou de “opressão dos sistemas totalitários”.