Ouça este conteúdo
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) comemorou nesta terça-feira (30) a condenação do hacker Walter Delgatti Neto, sentenciado a 10 meses e 20 dias de detenção por calúnia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em conversa com a coluna Entrelinhas, Zambelli afirmou que "a decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) evidencia como Delgatti é um mentiroso contumaz, o que já foi reconhecido inclusive pela própria Polícia Federal (PF) em diversas ocasiões”.
A sentença foi proferida pelo juiz Osmar Dantas Lima, da 3ª Vara Criminal do TJ-DF, na segunda-feira (29). O magistrado considerou procedente a queixa-crime apresentada por Bolsonaro no ano anterior. Na sentença, o juiz concede ao programador o direito de recorrer em liberdade.
No entanto, Delgatti está preso desde agosto de 2023 por outro motivo: a suspeita de tramar, a pedido da deputada federal Carla Zambelli (PL), contra Moraes, o que resultou na invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e na inserção de documentos e alvarás de soltura falsos.
No depoimento à CPMI do 8 de Janeiro, em agosto de 2023, o hacker reafirmou que o pedido de ataque ao site do CNJ havia sido feito pela deputada. Na comissão, Delgatti também afirmou que Bolsonaro havia prometido anistia caso cometesse algum ilícito.
“Já ficou reconhecido que o presidente Bolsonaro nunca fez qualquer pedido a ele e ficará demonstrado também que eu não tenho qualquer participação nos atos criminosos por ele praticados", disse Zambelli à reportagem. A decisão, que deve ser cumprida em regime semiaberto, ainda permite recurso da defesa.
Conteúdo editado por: Mariana Braga