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Carol Sponza explica como o Novo alcançou 18 prefeituras e 263 vereadores em 2024
| Foto: Assessoria Carol Sponza/ aleria 32

Carol Sponza (Novo-RJ), advogada e ex-candidata à prefeitura do Rio de Janeiro, discutiu no programa Entrelinhas o processo de reestruturação do Partido Novo após as eleições de 2022. Segundo Sponza, a legenda, que havia reduzido sua representatividade no Congresso naquele ano, conseguiu se fortalecer nas eleições subsequentes. Dois anos atrás, o partido passou de oito para três deputados federais, mas logo iniciou um trabalho de reposicionamento, resultando em um crescimento significativo nas eleições de 2024.

“Fizemos um trabalho muito forte, de 2022 para cá, para reposicionar a marca do Partido Novo", afirmou Carol. A legenda, que nas eleições de 2020 havia conquistado apenas um prefeito e 29 vereadores, conseguiu eleger 18 prefeitos e 263 vereadores em 2024, além de estar no segundo turno em duas prefeituras e ter conquistado 33 vice-prefeituras. Sponza destacou que esse sucesso também foi impulsionado pela mudança na comunicação do partido, que tradicionalmente era considerada "mais rebuscada" e elitista.

Sponza ressaltou a necessidade de tornar os princípios do Novo acessíveis a eleitores de diferentes perfis socioeconômicos, como a “dona Maria”, personagem que representa a população que não entendia termos técnicos como "responsabilidade fiscal". “Ela ganha um salário-mínimo e ela sabe que, se ela gastar dois, vai precisar de agiota, porque provavelmente ela não tem crédito”, exemplificou. Essa mudança na comunicação permitiu ao partido alcançar eleitores que antes se sentiam distantes das propostas do Novo. "A gente precisava comunicar de uma forma acessível com a dona Maria", disse Sponza.

Além dessa nova abordagem, Sponza elogiou o trabalho do presidente do partido, Eduardo Ribeiro, e o comprometimento da equipe. “A gente já está trabalhando desde ontem para 2026”, destacou, enfatizando a importância da continuidade e foco para as próximas eleições. Segundo Sponza, o crescimento eleitoral é resultado de um planejamento estratégico de longo prazo, voltado para fortalecer o partido nas disputas de 2026.

Ao ser questionada pela coluna Entrelinhas sobre seus planos para o próximo pleito, Sponza respondeu: “Por enquanto, 100% do meu foco é continuar a fazer o Novo crescer e preparar nossas nominatas Brasil afora. Já estamos trabalhando muito para sermos o maior partido da direita no Brasil”. O crescimento da sigla também é refletido no aumento de filiações, passando de 31.120 em 2023 para 63.269 em setembro de 2024.

Conteúdo editado por:Mariana Braga
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