A coluna Entrelinhas conversou com o advogado Andre Marsiglia, considerado um dos maiores juristas e especialistas em liberdade de expressão e censura no Brasil. Marsiglia lança em pareceria com o selo Avis Rara seu novo livro, “Censura por toda parte”. De acordo com o autor, a recente publicação convida o leitor a mergulhar nos eventos recentes que marcaram o país. “Casos reais que se tornarem um ponto de virada da liberdade de expressão e, a partir deles, acompanham cada etapa desse processo, como um espectador onisciente que analisa os discursos e as decisões do poder judiciário brasileiro que afeta a vida de todos nós”, descreve.
Marsiglia advogou contra a censura nos casos que relata, por isso narra em primeira pessoa o que aconteceu de fato, e o que o leitor recebe é uma análise perspicaz do cenário político e social do Brasil, no qual a liberdade de expressão enfrenta desafios sem precedentes. André nos convida a explorar os bastidores jurídicos do Inquérito das Fake News, enquanto desenha um panorama da repressão que se infiltra pelas fissuras da democracia brasileira. Utilizando sua vivência como o primeiro advogado a mergulhar nas águas turvas desse inquérito, revela os perigos que rondam nosso direito mais fundamental: o de discutir, questionar e pensar livremente.
“A obra apresenta um debate crítico sobre o que está em jogo quando a expressão encontra barreiras, quando o diálogo enfrenta amarras e sobre como as repetições da história nos ensinam lições valiosas sobre resistência e a evolução dos direitos civis”, explica. Ainda de acordo com Marsiglia, o livro não propõe ações grandiosas, mas conscientização sobre a ameaça da censura: um entrelace de memória e perspectiva que arma o leitor com conhecimento e sensibilidade para reconhecer e combater as tentativas sutis ou explícitas de cerceamento da liberdade. “É um convite para que não apenas testemunhemos, mas que participemos ativamente da defesa de nossos direitos mais elementares em uma era digital complexa e volátil”, conclui.
Serviço:
Lançamento em São Paulo (SP)
Quinta-feira (18) às 19h
Livraria Dummond
Avenida Paulista 2073, Loja 153 – Consolação (SP)
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS