• Carregando...

Nesta segunda-feira (14), o Entrelinhas analisa o suposto empate técnico entre Marçal e Tarcísio em 2026, segundo pesquisa do instituto Genial/Quaest divulgada neste domingo (13). O levantamento simulou cenários para as eleições presidenciais de 2026 e mostrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 32% das intenções de voto, seguido por Pablo Marçal (18%) e Tarcísio de Freitas (15%). No entanto, a margem de erro de dois pontos percentuais coloca Marçal e Tarcísio em um empate técnico.

Além disso, o programa conta com a participação do vereador mais votado do Brasil, Lucas Pavanato, que conquistou 161.386 votos em São Paulo. Com apenas 26 anos, o jovem conservador é uma figura emergente na política. Ele já foi estagiário do vereador Fernando Holiday e candidato a deputado estadual pelo partido Novo em 2022. Pavanato, agora filiado ao PL, tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que o posiciona como uma voz influente entre os conservadores.

Além de Pavanato, o advogado Paulo Faria participa do Entrelinhas de hoje para comentar a ideia de contratar o ex-deputado Daniel Silveira como estagiário. Mariana Braga e Paulo Polzonoff comentam a proposta e lembram as notícias mais recentes do caso. Na semana passada, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou que o ex-deputado seja transferido para o semiaberto.

Por fim, o programa também traz uma análise sobre o desempenho histórico do PSDB nas últimas eleições. O partido, que dominou a política paulista por décadas, enfrentou seu pior resultado em 2024. Datena, candidato a prefeito, não conseguiu nem 2% dos votos válidos. Não perca o Entrelinhas de hoje!

Pesquisa simula cenário com Lula, Marçal e Tarcísio para 2026

Um levantamento feito pelo instituto Genial/Quaest, divulgado neste domingo (13), mostrou que, se as eleições presidenciais de 2026 fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 32% dos votos. Em seguida, o ex-coach Pablo Marçal (PRTB), ex-candidato a prefeito de São Paulo, apareceu com 18%, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), apareceu com 15% das intenções de voto. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Marçal e Tarcísio estão empatados tecnicamente.

A pesquisa foi realizada antes do primeiro turno das eleições, bem como antes da divulgação do laudo médico falso dizendo que Guilherme Boulos (PSOL) era usuário de drogas. Atualmente, Boulos está no segundo turno da disputa pela prefeitura de São Paulo contra Ricardo Nunes (MDB), que concorre à reeleição.

Quem é Lucas Pavanato, o vereador conservador mais votado do Brasil

O vereador eleito, mais bem votado na cidade de São Paulo e do Brasil nas eleições de domingo (6), tem apenas 26 anos, recebeu 161.386 votos e tem uma multidão que o segue nas redes sociais. Lucas Pavanato (PL) é um jovem conservador e influenciador de direita, apoiador e apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi estagiário no gabinete do vereador, Fernando Holiday (PL) no ano de 2018, quem considera um dos principais incentivadores políticos.

Pavanato estreou nas disputas políticas em 2022 quando foi candidato a deputado estadual pelo Novo e fez 36 mil votos, alcançado uma suplência. Ou seja, com a votação registrada nas últimas eleições, ele poderia conquistar uma cadeira na Câmara dos Deputados, como deputado federal.

PSDB tem o pior desempenho da história na eleição em São Paulo

O PSDB, que tem um histórico consolidado em gestões anteriores, teve seu pior desempenho da história na capital paulista nestas eleições de 2024. O candidato do partido à prefeitura, José Luiz Datena, não alcançou nem 2% dos votos válidos no último domingo (6), tendo somado apenas 112.344 votos. O resultado para a Câmara dos Vereadores foi igualmente ruim: os tucanos não elegeram nenhum vereador.

O desempenho de Datena ficou muito abaixo do esperado pela direção do partido. Ao passo que, se o apresentador tivesse concorrido a uma vaga de vereador teria sido o quinto mais votado.

Assista ao Entrelinhas de segunda à sexta-feira

O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]