O vereador e historiador Fernando Holiday (PL-SP) estará no 1º Congresso Brasileiro de Pretos Conservadores, marcado para o dia 9 de novembro. Com palestrantes de renome, o evento visa fortalecer a posição de negros conservadores no debate público e proporcionar um contraponto às pautas progressistas que, segundo os organizadores, "gradativamente invadem os lares e comprometem a harmonia familiar”. Ainda de acordo com a organização, a iniciativa busca não só promover o conservadorismo, mas também discutir questões raciais de forma aprofundada, sem vitimismo ou paternalismo, valorizando o mérito como princípio fundamental para a igualdade social.
Holiday adiantou à coluna Entrelinhas que sua palestra no congresso será baseada no seu livro “Senzala Ideológica”, onde critica as cotas raciais e defende as cotas sociais como "uma maneira mais justa de inclusão", tanto no ensino superior quanto nos concursos públicos. Ele também dividirá o palco com o estudioso e escritor Fernando Senzala, que trará uma análise mais profunda sobre o impacto das políticas educacionais no Brasil.
Holiday ressaltou a importância da diversidade de temas e palestrantes, afirmando que "diversos aspectos da vida da população negra no Brasil" serão abordados, trazendo à tona uma visão conservadora sobre a história e os desafios atuais. O evento ainda contará com palestras sobre empreendedorismo, educação, mercado de trabalho e o impacto do racismo estrutural. Entre outros destaques, estão o William Douglas, Fernando Senzala, Tânia Soster e Gerson Moreira.
Em ano eleitoral, Holiday finaliza seu mandato de vereador, sem ter concorrido em 2024, apontando que sua contribuição para a direita, a partir de agora, deve se dar fora de um mandato. Eleito pela primeira vez em 2016, aos 20 anos de idade, ele se tornou o vereador mais jovem na história da cidade de São Paulo. Também em entrevista à coluna, Holiday explicou que focará na faculdade de Medicina.
Itaipu libera R$ 81 milhões para cooperativa ligada à reforma agrária e ao MST
PT lidera lista dos partidos que mais receberam doações de professores; acompanhe o Sem Rodeios
Com crescimento no Rio de Janeiro, PL mira Eleições 2026 em reduto de Bolsonaro
O que propõem Boulos e Nunes de diferente e de semelhante para a mobilidade urbana de São Paulo
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS