Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Contra a censura, jornalista brasileira é aprovada em bolsa de ativismo internacional

Ouça este conteúdo

A jornalista Sara Ganime, sócia-administradora e editora-chefe do Boletim da Liberdade, foi aprovada para a bolsa de ativismo da Ladies of Liberty Alliance (LOLA), um programa internacional que busca capacitar mulheres liberais ativistas. Ela alcançou destaque ao criar um placar para monitorar o voto dos parlamentares sobre o PL da Censura, projeto de lei de regulação das redes sociais. A iniciativa de divulgar um placar uniu políticos de diferentes correntes ideológicas e resultou na primeira grande derrota do governo Lula no Congresso.

À coluna Entrelinhas, Sara comentou que vê a oportunidade de conquistar a bolsa como fundamental para fortalecer sua atuação na defesa da liberdade de imprensa e de expressão. "Estou em um momento muito especial da minha carreira e o programa contribuirá para me tornar uma liderança no meio político", declarou.

Sara tem grandes expectativas com sua participação no LOLA, especialmente quanto ao desenvolvimento de habilidades de ativismo e maior liberdade para expor suas ideias. "Meu objetivo é aprimorar minhas técnicas, falar em público e alcançar mais pessoas com o sentimento de tornar o Brasil mais livre", apontou. A jornalista já palestrou em eventos do Students for Liberty e do Instituto de Formação de Líderes, onde enfatizou a importância da liberdade de imprensa, destacando os efeitos nocivos do inquérito das fake news, que, segundo ela, têm silenciado vozes contrárias ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de seu envolvimento em campanhas políticas, Sara descartou a possibilidade de concorrer a cargos eletivos em breve. "Entendo que funciono muito bem nos bastidores", afirmou. Em 2022, ela coordenou a comunicação da campanha do marido e ex-deputado federal Paulo Ganime (Novo-RJ) para governador do Rio de Janeiro e atualmente é chefe de campanha de um vereador na cidade.

Sara Ganime ressaltou que seu interesse pela política surgiu desde a infância, muito antes de conhecer seu marido, com quem se casou após entrevistas como repórter em Brasília. "Aprendi e ainda aprendo muito com ele, com seus posicionamentos e reflexões estratégicas", comentou, destacando a influência do marido em sua trajetória.

A bolsa de ativismo do LOLA, que conta com participantes de diversos países, oferece mentoria, tutoria personalizada e orientação jurídica para apoiar o desenvolvimento de ativistas, além de um treinamento final nos Estados Unidos.

VEJA TAMBÉM:

Conteúdo editado por: Mariana Braga

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

+ Na Gazeta

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.