Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política, economia e variedades. Edição: Jônatas Dias Lima (jonatasl@gazetadopovo.com.br)

Covid: Mayra Pinheiro questiona fundamentação para vacina obrigatória em crianças

(Foto: Anderson Riedel/Presidência da República)

Ouça este conteúdo

A inclusão da vacina contra a COVID-19 no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a partir de janeiro de 2024, tem gerado preocupações. A ex-secretária do Ministério da Saúde na gestão Bolsonaro, doutora Mayra Pinheiro, que é pediatra e professora, questiona a fundamentação da decisão, destacando falhas na recente Nota Técnica do Ministério da Saúde que trata do tema.

Em conversa com a coluna Entrelinhas ela disse que a ANVISA aprovou a vacina da Pfizer com lacunas, citando a falta de dados cruciais, como relatórios de testes e informações sobre segurança. Também não foram mencionados, segundo a doutora, os possíveis efeitos adversos em pacientes imunossuprimidos, os riscos de miocardite e pericardite para a faixa etária e informações sobre a duração da proteção. Além disso, ela considera estranha a participação de agentes políticos na Câmara Técnica de Imunização, o que fragiliza o embasamento científico na decisão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.