| Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Ouça este conteúdo

O ex-deputado federal e colunista da Gazeta do Povo Deltan Dallagnol, conhecido por sua atuação na coordenação da força-tarefa da Lava Jato, participará de um debate ao lado do criminalista Pierpaolo Bottini, nesta sexta-feira (23). O evento, intitulado "10 anos da Lava Jato: herança maldita ou salvação do Brasil?", ocorrerá às 16h30 na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e trará um debate sobre o legado da operação que dividiu opiniões no país. A palestra é promovida pelo Instituto Brasileiro de Debates, em parceria com o USP Debate. Os ingressos para o evento foram esgotados nas primeiras horas após a abertura.

CARREGANDO :)

A Lava Jato, segundo ele, continua sendo um símbolo de esperança na luta contra a impunidade. "A Lava Jato é para todos os brasileiros que sonharam em combater a impunidade um sopro de esperança em nossa história. Ela deu confiança ao povo brasileiro, e ainda vive em nós", garantiu.

Deltan Dallagnol, ao comentar sobre sua participação à coluna Entrelinhas, destacou a importância de preservar a universidade como um ambiente de liberdade e pluralidade de ideias. "O espaço universitário se encontra muitas vezes restrito, limitado. Eu mesmo fui impedido de ir à Universidade Federal do Paraná (UFPR), a convite de alunos, inclusive na faculdade onde estudei. É lamentável que esse espaço de liberdade continue sendo negado", lamentou o ex-procurador, que vê na iniciativa do debate uma oportunidade de enfrentar o que ele considera ser o "monopólio que as visões de esquerda muitas vezes tentam ter dentro das universidades".

Publicidade

O debate também abordará temas recentes, como as revelações feitas pela Folha de S. Paulo sobre procedimentos adotados pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) na coleta de provas para os inquéritos contra bolsonaristas.