O deputado estadual de São Paulo Leonardo Siqueira (Novo-SP) protocolou na Justiça uma ação visando a anulação da nomeação de Macaé Evaristo (PT) para o cargo de ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a demissão de Silvio Almeida. Macaé enfrenta acusações de superfaturamento na compra de kits de uniformes escolares, ocorridas em 2011, quando era secretária de Educação de Belo Horizonte, durante a gestão do ex-prefeito Márcio Lacerda.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) estima que o superfaturamento causou um prejuízo de R$ 6,5 milhões ao Estado, em valores atualizados. A ação foi protocolada na Justiça Federal de São Paulo.
Siqueira argumentou à coluna Entrelinhas que a nomeação de Evaristo é “inaceitável”, devido à série de processos que a indicada de Lula enfrenta. "O meu pedido de anulação da nomeação de Macaé Evaristo é por um motivo muito básico: ela sofreu 15 processos do Ministério Público em gestões anteriores e ainda responde na Justiça”, ressaltou o parlamentar à coluna.
O deputado estadual detalhou ainda que a situação da indicada do presidente, que é ré em um processo na Justiça de Minas Gerais, configura uma violação aos princípios constitucionais de moralidade, impessoalidade e probidade administrativa. “A partir de que momento normalizamos governos indicarem pessoas investigadas pelo Ministério Público?", questionou.
Silvio Almeida foi demitido na última sexta-feira (6) após ser alvo de denúncias de assédio sexual. O ex-chefe da pasta nega as acusações e diz que se tratam de “ilações absurdas”. Depois da exoneração, Almeida afirmou que sua saída do governo será uma "oportunidade" para que possa provar sua inocência e “se reconstruir”.
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, assumiu o ministério interinamente. A Polícia Federal e a Comissão de Ética da Presidência da República abriram procedimentos para investigar os fatos.
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS