A atitude de alguns torcedores do Corinthians contra gaúchos no último dia 31, em partida contra o Grêmio, na Neo Química Arena, em São Paulo, foi pauta de agenda entre o deputado estadual Delegado Zucco (Republicanos - RS) e o deputado federal Zucco (PL-RS). Por iniciativa dos parlamentares, foi oficiada a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), para cobrar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) sobre o fato.
Vídeos que circularam a internet registram o momento em que torcedores do Corinthians representam pessoas nadando, fazendo alusão às enchentes, entre outros gestos obscenos, durante a partida do Grêmio na capital paulista.
“Alguns torcedores fizeram gestos ofensivos contra o povo gaúcho. Essa tragédia jamais será esquecida pelo povo gaúcho e não aceitaremos que isso seja usado contra nossa população”, destacou o deputado Delegado Zucco. Ele lembrou ainda que as enchentes de maio deixaram 155 mortos e 445 desaparecidos, 91 mil desabrigados e 600 mil desalojados.
Mas Já o deputado federal Zucco ressaltou que a punição precisa servir de exemplo aos torcedores de outros clubes. “A Justiça desportiva precisa agir com rigor. Torcedores e clube devem ser punidos por esse episódio lamentável”, declarou.
Mau tempo preocupa gaúchos
A instabilidade prevista para a semana preocupa as autoridades do Rio Grande do Sul, três meses após a enchente histórica. Espera-se um grande volume de chuvas nos próximos dias, a partir de terça-feira (6), especialmente nas áreas próximas ao Uruguai e nas regiões central, oeste e sul do estado.
Na quarta-feira (7), as maiores precipitações deverão ocorrer nas regiões oeste e sul. Embora não chova o tempo todo, a previsão indica que não haverá períodos de clima estável. A Defesa Civil do estado emitiu alertas para inundação, descargas elétricas e possível queda de granizo.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS