• Carregando...
Direita desvia atenção de PECs contra STF para eleições em SP, alertam deputados
| Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

A atenção voltada às eleições municipais em São Paulo tem gerado críticas dentro de parte da ala direita do Congresso, especialmente em relação à falta de mobilização em torno das propostas que buscam estabelecer limites ao Supremo Tribunal Federal (STF). Em entrevista exclusiva à coluna Entrelinhas, o deputado federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) afirmou que "todo o holofote com relação à prefeitura de São Paulo está tirando todo o enfoque da questão do Judiciário”. Segundo ele, é fundamental que o Parlamento se defenda das "interferências judiciais" que têm sido praticadas nos últimos anos.

Orleans e Bragança destacou que, apesar de haver uma lista de projetos importantes para sinalizar a intenção do Congresso de limitar o poder do Judiciário, a pressão popular é essencial para que esses temas avancem. Ele observou que o debate em torno da eleição municipal está desviando a atenção de questões “mais cruciais”. "Infelizmente, isso de fato está acontecendo, mas é a natureza da opinião pública", lamentou o parlamentar.

O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) também criticou o foco dado às eleições municipais em São Paulo, especialmente com a proximidade do 7 de Setembro, data que, segundo ele, deveria ser central na mobilização em defesa da democracia. "Está chegando o 7 de Setembro e eu estou vendo um monte de gente ainda querendo ficar debatendo Pablo Marçal", disse Gayer em um vídeo divulgado nas redes sociais.

O parlamentar destacou que a diminuição da pressão popular levou o ministro do STF Alexandre de Moraes a abrir um novo inquérito para investigar o vazamento das mensagens de seus assessores, o que ele considera uma tentativa de autoproteção. "O foco agora tem que ser só um", afirmou, referindo-se à importância de manter a mobilização em torno das propostas de impeachment de Moraes e da limitação do poder do Judiciário.

Conteúdo editado por:Mariana Braga
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]