Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Programa Entrelinhas

Direita domina as eleições e Lula perde força; assista ao Entrelinhas

No programa Entrelinhas desta segunda-feira (7), os apresentadores Mariana Braga e Paulo Polzonoff, juntamente com os repórteres da Gazeta do Povo espalhados pelo país, irão explorar os desdobramentos do primeiro turno das eleições municipais de 2024. Os candidatos ao segundo turno para a prefeitura de Curitiba Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) participarão ao vivo do programa comentando os resultados das urnas.

A disputa pela prefeitura de Curitiba foi marcada por grandes reviravoltas. O segundo turno na capital paranaense promete ser um dos mais comentados, e os apresentadores e comentaristas do Entrelinhas trarão todos os detalhes.

Outro destaque do programa serão as análises sobre o que podemos esperar do acirrado segundo turno em São Paulo, com a disputa entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol), que deve refletir a polarização vista nas eleições presidenciais de 2022.

Além disso, nesta edição você ainda confere uma análise da força da direita bolsonarista, que demonstrou grande poder de articulação em diversas regiões do Brasil. Em 17 das 26 capitais, candidatos alinhados ao ex-presidente foram eleitos ou avançaram para o segundo turno, destacando a persistência do conservadorismo no cenário eleitoral. Não perca o Entrelinhas de hoje!

O que esperar do segundo turno em São Paulo

Com voto a voto contado nas eleições mais concorridas da história de São Paulo, a prefeitura da capital paulista será disputada em segundo turno entre Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol). Com, respectivamente, os vices Ricardo Mello Araújo — apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) — e Marta Suplicy (PT) — apoiada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — a disputa deve refletir a polarização vista nas eleições presidenciais de 2022.

Os próximos passos da disputa eleitoral agora devem ser definidos, principalmente, pelos candidatos que não conseguiram se eleger no primeiro turno, devido à transferência de votos que eles poderão fazer para Nunes e Boulos. Esses, por sua vez, tiveram uma diferença de apenas 25.012 votos.

Direita de Bolsonaro mostra força nas eleições

A direita ligada a Jair Bolsonaro (PL) sai do primeiro turno das eleições municipais mostrando força em todas as regiões do país. Em 17 das 26 capitais em disputa, candidatos apoiados pelo ex-presidente foram eleitos ou estão no segundo turno. Já presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou o PT, por outro lado, conseguiram eleger no primeiro turno ou levar para o segundo turno apenas 7 candidatos nas 26 capitais.

Para deputados federais da direita, a vantagem dos candidatos ligados a Bolsonaro deve fortalecer o campo conservador sobre a esquerda em 2026, quando serão realizadas eleições para deputado, senador, governador e presidente da República.

Eduardo Pimentel e Cristina Graeml disputarão 2º turno para prefeito em Curitiba

Os candidatos Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) vão disputar o segundo turno em Curitiba nas eleições municipais de 2024.

O resultado das urnas opõe candidatos alinhados à direita e que foram responsáveis por esquentar os últimos dias de campanha, com ataques pessoais e uma briga pelo eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que apoia oficialmente o atual vice-prefeito, mas que posou ao lado de Graeml e autorizou o uso da imagem dele nas redes sociais da candidata. A votação do segundo turno está marcada para 27 de outubro.

Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta-feira

O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.