| Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

A coluna Entrelinhas conversou com aliados do ex-presidente Bolsonaro que consideraram a postura de Silas Malafaia em criticar Bolsonaro e elogiar Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) como prejudiciais à imagem do pastor. De acordo com essas fontes, Malafaia estaria “forçando a barra” para colocar Tarcísio no posto de candidato da “direita permitida”, mais moderada e articulada com os interesses do “sistema”, em detrimento de uma possível ascensão de Pablo Marçal (PRTB-SP) ao posto, uma vez que este foi fortemente acusado pelo pastor durante sua candidatura a prefeito de São Paulo. O cenário apresentado pelos aliados de Bolsonaro é de que o governador Tarcísio tem a esperança de conseguir “usar o sistema contra o sistema”, mas, na verdade, estaria sendo usado para minar as expectativas de quem acredita na reversão da inelegibilidade do ex-presidente.

CARREGANDO :)

Apoio de Malafaia e Kassab

CARREGANDO :)

Silas Malafaia teceu elogios ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pelo apoio dado a Ricardo Nunes (MDB-SP) e disse que apoiará Tarcísio em uma eventual candidatura presidencial em 2026, caso Bolsonaro não possa ser o candidato. A fala se deu no mesmo momento em que o pastor criticou a postura de Bolsonaro no segundo turno. “Você não é um verdadeiro líder até que não ande sozinho. Tarcísio ganhou muito comigo. Liderança é sobre propósitos. Um líder não está preocupado com redes sociais, se vai perder ou se vai ganhar seguidores”, disse o pastor. “Bolsonaro seguir inelegível é uma vergonha, politicagem pura. Mas, se isso acontecer, eu entro de cabeça para apoiar Tarcísio. Eu tinha algumas dúvidas sobre ele, mas caíram todas nestas eleições. Líder é atitude. Ele mostrou que é um cara de caráter, e que não tem medo”, completou.

Por sua vez, o secretário de Relações Institucionais do governo de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), reforçou seu apoio ao projeto político de Tarcísio de Freitas durante uma entrevista à GloboNews na segunda-feira (7). Kassab destacou que sua aliança com o governador é sólida e que ele está alinhado com os objetivos traçados por Tarcísio. “Meu projeto é Tarcísio, sendo Tarcísio, eu vou estar alinhado com o projeto que seja compatível com o projeto do Tarcísio, seja ele governador ou presidente”, disse Kassab. No entanto, Kassab ponderou que ainda é cedo para definir o rumo do PSD nas eleições presidenciais de 2026, embora o governador já seja um dos nomes cogitados como candidato.

Publicidade

Tarcísio explica relação com Bolsonaro

Durante uma entrevista ao canal Inteligência Ltda. no YouTube, há duas semanas, Tarcísio comentou sobre sua relação com Bolsonaro e como ambos trabalham em conjunto em temas sensíveis. Ele afirmou que suas ações são discutidas previamente com o ex-presidente, citando como exemplo a época das manifestações de fevereiro de 2024. “Eu falo para os ministros do Supremo que falo combinado com o Bolsonaro, e falo para o Bolsonaro que vou conversar com os ministros. E a gente vai tentando construir saídas para alguns problemas complicados”, explicou o governador. Ele ressaltou que, no período tenso das manifestações de fevereiro deste ano, atuou de maneira articulada com Bolsonaro para apaziguar os ânimos no Supremo Tribunal Federal.

Ainda na mesma entrevista, Tarcísio reafirmou que nenhum partido interferiu na escolha de seus secretários e mencionou que Gilberto Kassab foi escolhido diretamente por ele. O governador deixou claro que não tem interesse em disputar a presidência da República, mas sugeriu outros nomes para a corrida presidencial de 2026 que acredita que Bolsonaro apoiaria, caso permaneça inelegível. Entre os nomes citados por Tarcísio estão os governadores Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Jr. (PSD-PR).