Ouça este conteúdo
O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) está em Tel Aviv a convite do Consulado Geral de Israel, acompanhado do coordenador nacional do Movimento Brasil Livre (MBL), Renato Battista, e do deputado estadual Guto Zacarias (União-SP). Segundo o parlamentar, a viagem tem como propósito estreitar as relações bilaterais entre Brasil e Israel e reforçar a cooperação com legisladores israelenses.
“Tive a oportunidade de conhecer o parlamento israelense, o Knesset, apresentar o trabalho do Movimento Brasil Livre (MBL) e reforçar nosso posicionamento contrário às atitudes do governo brasileiro”, afirmou Kataguiri à coluna Entrelinhas. Ele enfatizou que a viagem ocorreu no âmbito da diplomacia parlamentar e foi financiada com recursos próprios. “Não houve uso de verba pública da Câmara dos Deputados. Os membros do movimento que estão participando da viagem também arcaram com seus próprios recursos”, detalhou.
Ao longo da visita, o deputado condenou o posicionamento do governo Lula no contexto da guerra no Oriente Médio. “Destaquei nossa discordância, especialmente no contexto da guerra e nas infelizes comparações feitas entre o conflito atual e o Holocausto”, declarou. Para Kataguiri, a condução da política externa brasileira tem sido “catastrófica e vergonhosa”, resultando no desgaste das relações diplomáticas com Israel. “O governo Lula não foi capaz de propor um cessar-fogo nos conflitos no Oriente Médio ou, por exemplo, na guerra entre Rússia e Ucrânia. Pelo contrário, desgastou nossas relações internacionais ao emitir acusações infundadas de genocídio contra Israel e incentivar boicotes a empresas de judeus”, avaliou.
Além das reuniões institucionais, o deputado federal também teve um encontro com o presidente do Knesset, Amir Ohana, onde formalizou um convite para que o parlamentar israelense visite o Congresso Nacional brasileiro. Segundo ele, Ohana demonstrou interesse, e o convite está em processo de formalização.
Conteúdo editado por: Mariana Braga