O programa Entrelinhas desta quarta (08) destaca a cerimônia em memória dos dois anos dos atos de 8 de janeiro de 2023, que será comandada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quarta (8), na sede do Poder Executivo. Ao marcar um evento para simbolizar um "abraço à democracia", Lula almeja manter o clima de polarização com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma eventual disputa em 2026.
“O objetivo é realizar aquilo que chamamos na Ciência Política de controle de narrativa. Querem manter viva a ideia de que o grupo político associado ao ex-presidente Bolsonaro tentou subverter a ordem democrática e destituir autoridades da República pelo uso da força”, explica o cientista político Elton Gomes, professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI)
O evento é visto pela oposição como uma tentativa de transformar o 8 de janeiro em uma celebração, construindo uma narrativa oportunista de "ameaça à democracia". Esse discurso distorcido serve para justificar o cerceamento da liberdade de expressão, a criminalização de civis e a prisão sem julgamento, incluindo idosos. Além de ser uma “cortina de fumaça” para tirar a atenção dos problemas econômicos vividos pelo país.
É a partir das 10h30, ao vivo, no canal da Gazeta do Povo.
Zuckerberg cita censura de “tribunais secretos” em indireta ao STF
Os detalhes você acompanha no programa, que analisa o pronunciamento do CEO da Meta, Mark Zuckerberg, sobre o fim do sistema de checagem de fatos no Facebook e no Instagram, citando preocupações com a censura excessiva. Durante o pronunciamento, Zuckerberg afirmou que países da América Latina mantêm “tribunais secretos” que ordenam a remoção de conteúdo nas redes sociais de maneira discreta. Embora não tenha mencionado o Brasil diretamente, a declaração remete a situações recentes envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF) e suas decisões sobre plataformas digitais.
E ainda, a demissão do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. A mudança já era esperada desde que Lula reclamou publicamente sobre o alcance da comunicação do governo. Especialistas analisam os dois próximos anos do mandato do governo Lula e alertam: segunda metade do governo Lula tende a ser tão ruim quanto a primeira. Entenda quem está por trás da Fundação Hind Rajab, que colocou soldado israelense na mira da Justiça brasileira.
Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h30, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS