Ouça este conteúdo
Candidata a prefeita do Rio de Janeiro, Carol Sponza (Novo-RJ) utilizou suas redes sociais para explicar o motivo de não aparecer entre os convidados para o debate da Band, no qual estarão seus oponentes no pleito. Sponza publicou um vídeo em que aponta que Ricardo Salles (Novo-SP) voltou ao Partido Novo porque, segundo ela, “não deveria ter saído”, esclarecendo que sua adesão contribuiu para cumprir uma regra que permite a presença de candidatos nos debates desde que o partido tenha mais de cinco parlamentares. "Com Ricardo, agora a gente tem esses cinco parlamentares e a Band está alegando ali que a gente deveria ter trazido o Ricardo antes", afirmou Sponza, contestando as exigências da emissora.
Em suas declarações, Sponza também criticou a seleção dos participantes do debate, apontando uma possível discriminação contra novas figuras políticas. "Por que eu não estou sendo chamada e a Marina Helena não está sendo chamada?”, questionou, fazendo menção à candidata do partido à prefeitura de São Paulo, Marina Helena (Novo-SP). “Porque a gente representa uma ruptura com a velha política", afirmou, destacando que os candidatos mais bem colocados nas pesquisas são "os mesmos políticos de sempre que levaram o Rio de Janeiro para o buraco que a gente está hoje". Sponza enfatizou a importância de uma representatividade que vá além de cotas, defendendo a inclusão de novas ideias e propostas no cenário político.
Em entrevista à coluna Entrelinhas, a candidata foi questionada sobre a possibilidade de ação judicial para garantir sua participação no debate. “Vamos fazer uma notificação primeiro para a Band e esperar a resposta deles. Se eles negarem mesmo, vamos judicializar”, respondeu. A candidata do Novo disse que ainda não tem uma posição oficial da emissora, mas aguarda para tomar medidas legais.
VEJA TAMBÉM:
Conteúdo editado por: Mariana Braga