• Carregando...
Filha de Clezão celebra rua com nome do pai: “Ele era a alegria da casa”
| Foto: Foto: Acervo particular - Família Pereira da Cunha

No último sábado (20), foi inaugurada a Rua Clezão no Bairro 26 de setembro, no Distrito Federal. Clériston Pereira da Cunha, o Clezão, considerado preso político pelos atos do dia oito de janeiro, mesmo estando em estado grave de saúde e com pedidos de prisão domiciliar apoiados por advogados e pelo Ministério Público (MP), teve sua solicitação negada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e veio à óbito em novembro do ano passado.

A coluna Entrelinhas falou com a filha de Clezão, Luíza da Cunha, que explicou que a mudança no nome da rua partiu dos moradores que queriam homenagear o seu pai e pediram à administração de Vicente Pires, uma região administrativa do Distrito Federal próxima a Taguatinga, onde moram. “A nossa família: eu (Luíza), minha irmã (Késia) e minha mãe (Jane) decidimos fazer uma festa que representa meu pai. No aniversário dele em 2022 ele matou um boi e fez um churrasco no meio da rua, e após a prisão dele, ele dizia que quando saísse do presídio faria uma festa igual e mataria outro boi”, explicou. A filha comentou que ele era a “alegria da casa”, por isso tentaram fazer cada detalhe representando o pai. Segundo ela, a expectativa da família com a homenagem foi confraternizar. “Mesmo sendo um momento triste por meu pai não estar aqui, meu pai era uma pessoa muito alegre. Então a homenagem tinha que fazer jus à essência dele”, detalhou Luíza.

A cerimônia de homenagem para a mudança do nome da rua contou com a presença de diversas autoridades e familiares. À coluna Entrelinhas, a deputada Bia Kicis (PL-DF) disse: “O nome de Clezão foi imortalizado no seu cantinho, 26 de setembro, onde foi líder comunitário. Muita emoção nessa singela, mas significativa homenagem a esse pai de família, marido, filho, trabalhador e cidadão que pagou com sua vida a luta pela liberdade e pela justiça", afirmou a deputada.

Além de Bia Kicis, a cerimônia contou com a presença do deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS), do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, e da família de Clezão.

Conteúdo editado por:Mariana Braga
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]