| Foto: Carlos Gandra/CLDF
Ouça este conteúdo

O Instituto de Formação de Líderes promove pela primeira vez o Fórum da Liberdade e Democracia em Brasília, evento que discutirá o papel da liberdade na sociedade brasileira, entre outros setores, na educação, através do homeschooling. Programado para esta sexta-feira (29), o encontro ocorrerá no Instituto de Democracia Popular (IDP), na Asa Norte, das 9h às 18h30, reunindo juristas, políticos, jornalistas, empresários e investidores.

CARREGANDO :)

Entre os palestrantes confirmados estão os jornalistas Alexandre Garcia e Cláudio Dantas, o senador Rogério Marinho (PL-RN) e o fundador do Instituto Mises, Hélio Beltrão. Julia Lucy (Novo-DF), comentarista da Gazeta do Povo e ex-deputada distrital, também estará presente abordando os temas de homeschooling e a liberdade educacional. Em conversa com a coluna Entrelinhas, ela lembrou que é “ativista da liberdade na educação” e foi autora da primeira lei de homeschooling do Distrito Federal. Ela vê no evento uma oportunidade para comparar a realidade educacional no Brasil com a de outros países e apresentar como a falta de liberdade por aqui prejudica o desenvolvimento dos estudantes e a produção científica nacional.

Lucy destacou que houve parceria com o governo local na criação de sua proposta enquanto parlamentar, mas que a medida foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Claro que eu não concordo com essa decisão, porque a Constituição Federal dispõe no campo das competências concorrentes à educação", avaliou. Ela ressaltou que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que a matéria seria de competência exclusiva da União.

Publicidade

Segundo a organização, o evento é uma oportunidade para refletir sobre os desafios da liberdade e da democracia. O Fórum será uma plataforma para discutir o futuro do país, integrando temas como participação cidadã, desenvolvimento econômico e progresso social. “O Brasil tem enfrentado diversos desafios para consolidar avanços da liberdade e da democracia. É crucial garantir que esses valores permaneçam firmes e acessíveis a todos, hoje e no futuro", destaca o site do evento.