Jair Renan Bolsonaro (PL-SC), filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, lançou campanha para vereador de Balneário Camboriú (SC) nesta quarta-feira (28). O evento, realizado em um auditório do hotel Mercure, contou com a presença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e um totem em tamanho real do ex-presidente, estrategicamente posicionado na entrada do local. O jovem candidato, que registrou seu nome como "Jair Bolsonaro", busca capitalizar a forte associação com a imagem do pai na disputa eleitoral. "Balneário vai ter um Jair para chamar de seu", afirmou o cerimonialista, pedindo aos eleitores que votassem "para agradar o pai" do candidato.
Em seu breve discurso, Jair Renan expressou gratidão pelo apoio de Eduardo e recitou um versículo bíblico: "O amigo ama em todo o tempo. Na angústia, nasce o irmão". Eduardo Bolsonaro, por sua vez, fez um discurso mais extenso, onde destacou a importância da oratória na vida pública e aconselhou o irmão: "Aproveite as palmas porque depois vem pancada, o que é natural, faz parte". Além de apoiar o lançamento da campanha do irmão, Eduardo reforçou críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, opinando que há uma perseguição à família do ex-presidente.
Eduardo comparou a situação enfrentada pela família a práticas de regimes autoritários. "O Renan tem sobrenome Bolsonaro. A perseguição que a gente sofre não é brincadeira", afirmou. Ele mencionou, ainda, recentes reportagens que, segundo ele, têm alimentado essa perseguição, sugerindo uma analogia com a polícia secreta da era Stálin: "Pega lá o caso da polícia secreta do Stálin, dê o homem que eu vou te dar o crime".
O evento reuniu outras figuras políticas de destaque, como o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), e o candidato a prefeito pelo PL, Peeter Grando. Além disso, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), a deputada federal Carol de Toni (PL) e o senador Jorge Seif (PL) enviaram mensagens de apoio em vídeos exibidos durante o evento. Jair Renan, que mudou seu domicílio eleitoral para Balneário Camboriú em 2023, vem reforçando seus laços com a cidade após assumir um cargo comissionado no gabinete do senador Seif.
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS