O governo federal, parte da imprensa e até mesmo o advogado-geral da União, Jorge Messias, acreditam que os memes que fazem alusão ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, como cobrador de impostos, estão sendo financiados por grandes empresários. Porém, munido de muita criatividade e com US$ 45 no bolso, um jovem de 19 anos provou ser possível fazer uma manifestação bem humorada em um dos metros quadrados mais valorizados do mundo, em um dos painéis da badalada Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos.
De acordo com o site Poder 360, Hugo Montan afirmou que pagou pela exibição do meme “Taxa Humana”, que satiriza Haddad. O jovem disse que não sabia da repercussão que a iniciativa teria no Brasil e se preocupou com possíveis represálias. Vestibulando de economia, o jovem disse que pagou o valor por cerca de 15 segundos de exibição do “Taxa Humana” na Times Square. Ainda foi taxado em R$ 11,13 de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) por se tratar de uma compra internacional.
De acordo com o jovem, a motivação foi política e humorística. Ele afirma, ainda, que a crítica é direcionada a Haddad e ao governo Lula. Disse também que se identifica como liberal, sem ter nenhuma filiação partidária. Ao Poder 360 Hugo afirmou: “Eu não tenho nome para falar com autoridade do assunto (economia), mas quando a questão é humor, você não precisa ter nome, bacharelado ou graduação. É uma maneira mais homogeneizada de se falar com o público. Foi disso que veio a ideia”, declarou.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS