Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrelinhas

Entrelinhas

Notas sobre política e variedades. Edição: Mariana Braga (marianam@gazetadopovo.com.br)

Libertário denuncia cortes de benefícios: “Puro suco de Lula”

(Foto: Reprodução/ Youtube Ideias Radicais)

Ouça este conteúdo

Raphael Lima (Novo-SP), influenciador libertário e pré-candidato a vereador em São Paulo, criticou a recente declaração do ministro da Fazenda Fernando Haddad sobre cortes nos benefícios sociais. Em sua conta na rede X, Lima expressou descontentamento com a abordagem do governo em relação à economia, afirmando que o governo teria ignorado a disparada do dólar e dos juros. Para resolver a situação, em vez de “cortar nos ricos, na JBS, na Odebrecht, no judiciário, ou nas mordomias do governo”, o corte seria “em quem eles juram defender”, explicando a situação como “puro suco de Lula”.

Lima publicou a fala de Haddad que confirmou o corte de R$ 25,9 bilhões nos gastos do governo, no qual assume o rigoroso “pente-fino em benefícios sociais”. Segundo o ministro, "nós já identificamos e o presidente já autorizou R$ 25,9 bilhões de despesas obrigatórias que vão ser cortadas. Isso foi feito com as equipes dos ministérios. Isso não é um número arbitrário. É um número que foi levantado linha a linha do orçamento daquilo que não se coaduna com o espírito dos programas sociais que foram criados".

Questionado por um repórter se isso seria um "pente fino" dos benefícios, o ministro da fazenda confirmou: "Este número já está consolidado pelos próprios ministérios, não é um número que o planejamento tirou da cartola, não. Isso foi feito, por isso que levou 90 dias, um trabalho criterioso. Não tem chute, tem base técnica. É com base em cadastro, com base nas leis aprovadas". A medida foi anunciada na quarta-feira (3) e, segundo o governo Lula, busca reduzir despesas, mas levantou críticas sobre suas implicações para a população mais vulnerável.

Conteúdo editado por: Mariana Braga

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.