Raphael Lima (Novo-SP), influenciador libertário e pré-candidato a vereador em São Paulo, criticou a recente declaração do ministro da Fazenda Fernando Haddad sobre cortes nos benefícios sociais. Em sua conta na rede X, Lima expressou descontentamento com a abordagem do governo em relação à economia, afirmando que o governo teria ignorado a disparada do dólar e dos juros. Para resolver a situação, em vez de “cortar nos ricos, na JBS, na Odebrecht, no judiciário, ou nas mordomias do governo”, o corte seria “em quem eles juram defender”, explicando a situação como “puro suco de Lula”.
Lima publicou a fala de Haddad que confirmou o corte de R$ 25,9 bilhões nos gastos do governo, no qual assume o rigoroso “pente-fino em benefícios sociais”. Segundo o ministro, "nós já identificamos e o presidente já autorizou R$ 25,9 bilhões de despesas obrigatórias que vão ser cortadas. Isso foi feito com as equipes dos ministérios. Isso não é um número arbitrário. É um número que foi levantado linha a linha do orçamento daquilo que não se coaduna com o espírito dos programas sociais que foram criados".
Questionado por um repórter se isso seria um "pente fino" dos benefícios, o ministro da fazenda confirmou: "Este número já está consolidado pelos próprios ministérios, não é um número que o planejamento tirou da cartola, não. Isso foi feito, por isso que levou 90 dias, um trabalho criterioso. Não tem chute, tem base técnica. É com base em cadastro, com base nas leis aprovadas". A medida foi anunciada na quarta-feira (3) e, segundo o governo Lula, busca reduzir despesas, mas levantou críticas sobre suas implicações para a população mais vulnerável.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS