Rafael Satiê, recém-eleito vereador pelo PL-RJ para a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, está lançando seu primeiro livro, "O Capitalismo e a Favela", um projeto voltado ao debate econômico e social das comunidades cariocas. Em entrevista exclusiva à coluna Entrelinhas, Satiê revela que a obra é o primeiro volume de uma série intitulada "A Favela". Ele destaca que a iniciativa busca "desmistificar vários assuntos sobre as favelas do Rio de Janeiro", introduzindo um novo olhar sobre as dinâmicas econômicas e sociais vividas nas áreas mais carentes.
Embora Satiê também se dedique à evangelização, ele deixa claro que o livro possui um enfoque econômico. "O livro tem um cunho totalmente econômico, desde a teoria econômica liberal clássica, escola de Chicago e as teorias econômicas da escola austríaca de economia", explica o vereador. Com isso, a obra apresenta uma análise que dialoga com as comunidades em situação de vulnerabilidade, mostrando como o capitalismo pode ser uma ferramenta para transformar realidades nas favelas.
Para tornar o conteúdo mais acessível e inspirador, Satiê recorre a exemplos práticos de pessoas que, segundo ele, venceram com o auxílio do capitalismo. "O livro conta com exemplos reais de pessoas que conseguiram vencer através do capitalismo", compartilha, mencionando trajetórias de figuras amplamente conhecidas no Brasil e no exterior a fim de oferecer oportunidades concretas para superação da pobreza.
O público-alvo de "O Capitalismo e a Favela" inclui pessoas de todas as idades, mas o vereador espera, especialmente, alcançar os jovens e os moradores das favelas. "O objetivo principal do livro é iniciar um despertar na população mostrando os benefícios do capitalismo para os mais pobres", afirma Satiê.
O recém-eleito vereador esteve durante a última semana de outubro na capital federal e presentou seus correligionários com a obra. Bia Kicis, Delegado Ramagem, Hélio Lopes, Gustavo Gayer, Nikolas Ferreira, Eduardo Bolsonaro e Cabo Gilberto Silva foram alguns dos presenteados. O lançamento oficial do livro está previsto para o dia 6 de Novembro, a partir das 19h, na Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Premiê de Assad concorda em entregar poder a rebeldes da Síria
EUA alertam que Estado Islâmico pode tentar “tirar vantagem” da situação na Síria
Segurança pública de São Paulo enaltece recorde histórico de redução de crimes
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS