Após a repercussão do artigo do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) na Gazeta do Povo, a coluna Entrelinhas o procurou para comentar a proposta de confisco de propriedades rurais atingidas por incêndios florestais, anunciada pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva. "Ainda não está claro como o governo pretende implementar essa medida, mas tudo indica que será enviado um projeto ao Congresso”, explica. Orleans e Bragança aponta que seu objetivo será barrar essa proposta na Câmara. “Deixaremos claro para o PT que não aceitaremos o confisco de terras nem ataques à propriedade privada", declara.
Luiz Philippe manifesta preocupação com a possibilidade de o governo transformar a propriedade privada em uma "concessão temporária" estatal. De acordo com ele, a declaração de Marina Silva de que as terras deveriam "voltar à tutela do estado" indica que, em sua visão, "as terras foram emprestadas ao povo", o que poderia abrir caminho para um “confisco” mais abrangente. "Essa é uma tentativa clara de tornar a propriedade privada revogável a qualquer momento", alerta o deputado.
A Sociedade Rural Brasileira (SRB) também criticou a medida, afirmando que ela pode penalizar injustamente produtores que já enfrentam os impactos dos incêndios criminosos. Em nota oficial, a SRB destacou que os produtores rurais são "os principais interessados" na responsabilização dos responsáveis pelos incêndios, mas alertou que a penalização de proprietários que agem de forma responsável seria um retrocesso. A entidade lembrou que o confisco de terras, na legislação brasileira, é reservado para casos graves, como tráfico de drogas e trabalho escravo, não devendo ser aplicado indiscriminadamente.
A SRB defendeu um processo rigoroso de investigação antes da aplicação de qualquer sanção e sugeriu a criação de parcerias entre o setor rural e os órgãos de controle para combater incêndios criminosos, garantindo que os produtores responsáveis não sejam prejudicados injustamente.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Inteligência americana pode ter colaborado com governo brasileiro em casos de censura no Brasil
Lula encontra brecha na catástrofe gaúcha e mira nas eleições de 2026
Barroso adota “política do pensamento” e reclama de liberdade de expressão na internet
Paulo Pimenta: O Salvador Apolítico das Enchentes no RS
Deixe sua opinião