Na edição desta quinta-feira (10), o programa Entrelinhas traz as principais notícias do dia, entre elas, a reconciliação entre o pastor Silas Malafaia e o ex-presidente Jair Bolsonaro, após uma série de críticas. Malafaia, que havia chamado Bolsonaro de "covarde", agora afirma ter feito as pazes com o ex-presidente, mas não sem alfinetar os apoiadores de Pablo Marçal.
Outro destaque é a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, de uma proposta que limita as decisões individuais dos ministros do STF. A PEC 8/2024, que busca restringir o poder monocrático dos magistrados, foi aprovada com ampla maioria e segue agora para uma comissão especial.
Além disso, Mariana Braga e Paulo Polzonoff também trazem as informações sobre os novos planos do Partido Liberal para Eduardo Bolsonaro. Após descartar a ideia de promovê-lo à presidência do partido, o PL planeja projetá-lo no cenário internacional, nomeando-o para um cargo de representação global e ampliando sua influência política no exterior.
Por fim, a repórter da Gazeta do Povo Raquel Derevecki participa do programa para contar sobre a campanha a favor do Projeto de Lei da Anistia dos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro. Filhos e familiares dos presos têm divulgado vídeos emocionantes nas redes sociais pedindo a aprovação do projeto. Não perca o Entrelinhas de hoje!
Malafaia diz que fez as pazes com Bolsonaro e alfineta “viúvas de Marçal”
O pastor Silas Malafaia afirmou nesta quarta-feira (9) que fez as pazes com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após chamá-lo de “porcaria de líder” e “covarde”. As críticas foram motivadas pelo apoio discreto do ex-mandatário à campanha de Ricardo Nunes, que tenta se reeleger prefeito de São Paulo.
Para Malafaia, Bolsonaro se omitiu por medo de ser derrotado pelo ex-coach Pablo Marçal (PRTB), que ficou em terceiro na disputa. Em entrevista à Folha de S. Paulo, o pastor disse que conversou com o ex-presidente “ontem e hoje” pelo WhatsApp.
CCJ da Câmara aprova proposta que limita decisões individuais de ministros do STF
No início da tarde desta quarta-feira (9), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados deu aval à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/2024, que limita decisões monocráticas (individuais) dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
O texto passou pela comissão com 38 votos favoráveis e 18 contrários. A análise na CCJ trata apenas da admissibilidade da matéria, sem discussão sobre o conteúdo do texto.
Agora, a proposta segue para análise de uma comissão especial, que ainda será criada para discutir eventuais alterações no texto da proposta.
PL pretende projetar Eduardo Bolsonaro no cenário internacional
Fontes da coluna Entrelinhas ligadas ao presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, confirmaram que os planos de ascender o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) à presidência nacional do PL foram descartados. A ideia de Costa Neto, segundo foi apurado, agora é outra: projetar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no cenário mundial.
A proposta seria nomear o deputado no cargo, que ainda será criado, de vice-presidente da área internacional do PL. Sua função seria representar o partido internacionalmente e dessa forma abrir portas ao redor do mundo. As boas relações construídas pelo parlamentar em outros países o credenciam para a função. De acordo com essas fontes, faz parte da estratégia designar Eduardo para o cargo o quantos antes.
Filhos, cônjuges e advogados de presos do 8 de janeiro iniciam campanha pela anistia
“Senadores e deputados, por favor, votem pela anistia”, pede Lorenzo, de 10 anos, em vídeo divulgado nas redes sociais. “Eu sinto muita falta do meu pai e choro todos os dias”, continua Giovana, de Sinop, no Mato Grosso.
Esses e outros vídeos foram divulgados esta semana em uma campanha a favor do Projeto de Lei da Anistia, que visa perdoar todos os envolvidos no 8 de janeiro. O tema entrou em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (8) e deve ser votado na próxima semana. Se aprovado, segue para o plenário da Câmara e, depois, para o Senado.
Assista ao Entrelinhas de segunda a sexta-feira
O programa Entrelinhas traz a melhor cobertura do noticiário, abordando os temas mais urgentes, com apresentação de Mariana Braga e comentários de Paulo Polzonoff. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h, no site da Gazeta do Povo, nos aplicativos de Android e Iphone e no canal do YouTube.